Ciclo menstrual irregular, sangramento após a relação sexual e secreção vaginal incomum fazem parte da lista de sintomas de câncer no útero e também de outras patologias, as quais devem ser observadas por um médico especialista.
O câncer no útero é dividido em sarcoma uterino, câncer de colo do útero e câncer de endométrio, ou seja, todos começam no útero e dificilmente causam sintomas quando no início do tumor.
Entretanto, quando os primeiros sintomas de câncer no útero ocorrem, é porque as células cancerosas já atingiram tecidos próximos, ou seja, o tumor tornou-se invasivo o suficiente para causar sintomas aparentes.
Neste conteúdo, vamos conhecer pelo menos 9 prováveis sintomas de câncer no útero e explicar cada um deles para que você possa ficar atenta.
1. Sangramento vaginal anormal
Um sangramento anormal antes ou após a menopausa sempre pode ser um sinal de alerta para um câncer no útero.
Sangramento irregular ou após a menopausa costumam ser sintomas de câncer de útero. Sangrar antes da menopausa, de forma mais intensa que o normal, também é sinal de que algo precisa ser averiguado.
Menstruações muito intensas, sangramentos durante ou após as relações sexuais e sangramentos após períodos menstruais são vistos como anormais e são comuns em casos de tumores ginecológicos, como o do câncer de colo do útero.
2. Secreção vaginal escurecida
O corrimento vaginal sem sangue pode ser benigno, causado por alguma infecção que pode ser rapidamente solucionada.
Entretanto, se a coloração for escura e de odor desagradável é provável que seja um tumor no útero, por isso, não deixe de consultar um médico quanto a presença de um fluxo vaginal diferente.
3. Fadiga
O cansaço está associado a vários tipos de câncer, incluindo o câncer uterino. Isso ocorre porque as células de defesa do organismo trabalham incessantemente para lutar contra as células cancerosas e isso acaba acarretando em fadiga.

Uma fadiga extrema capaz de impedir a realização de atividades do cotidiano deve ser relatada ao médico.
4. Dor pélvica
A dor que pode atingir a pélvis (abaixo do abdômen) durante o período menstrual pode ocorrer em outros períodos se houver suspeita de sarcoma uterino.
A própria paciente ou o médico pode sentir um nódulo na região pélvica, mas não há um exame específico para detectar sarcomas uterinos.
Em alguns casos, o exame Papanicolau, comumente usados para detectar câncer de colo do útero, pode encontrar alguns sarcomas em fase inicial, mas não é o exame ideal.
A dor pélvica também pode ser indicativa de outros tumores ginecológicos, como o câncer de ovário.
Você também pode gostar destes conteúdos:
5. Tensão lombar
Aquela dor lombar (na parte de baixo das costas) pode ser provocada por má postura, mas um câncer também é capaz de gerar essa tensão, já que prejudica os processos inflamatórios dos tecidos corporais.
A ação das células cancerígenas afeta a circulação sanguínea, impede a chegada de nutrientes e oxigênio, e comprimem os músculos, levando a dor contínua, afetando, geralmente, a região lombar e as extremidades.
6. Perda de peso
Emagrecer é o sonho de algumas mulheres, mas pode ser um sintoma de câncer de útero ou qualquer tipo de câncer.
Se a perda de peso for grande, sem dieta ou exercício, e estiver associada a outros sintomas relatados neste conteúdo, é motivo para procurar um médico.
O desenvolvimento de células cancerígenas afeta a saúde digestiva e, assim, o corpo não aproveita os nutrientes adequadamente.
7. Dores nas pernas
A dor nas pernas pode estar relacionada a circulação sanguínea, varizes ou uma dieta rica em sal, causando a retenção de líquidos.

Mas o inchaço das pernas também pode ser manifestação do câncer uterino, já que as células cancerosas desequilibram os processos inflamatórios do corpo, afetando os vasos sanguíneos e provocando a retenção de líquidos.
8. Verrugas genitais
A infecção pelo vírus papiloma humano (HPV), sexualmente transmissível, é explicação para quem tem verrugas genitais, mas também podem ser um sintoma de câncer de colo de útero.
As verrugas genitais são deformações cutâneas, de aparência desagradável e que têm facilidade para disseminar. Algumas tendem a ser muito pequenas, difíceis de serem vistas a olho nu.
Além da verruga, a pessoa sente coceira na área ou desconforto, além de sangramento durante o ato sexual, em alguns casos.
9. Anemia
É muito comum a mulher sofrer anemia quando tem sangramento intenso durante o período menstrual, seja ocasionado pelo câncer de útero, seja pelo ciclo normal de cada pessoa.
Mas a anemia também ocorre quando o câncer de útero avança, impedindo que os nutrientes se distribuam pelo corpo e a pessoa tenha apetite.
A anemia também pode ser causa da fadiga, já que a deficiência de nutrientes afeta o nosso físico e a nossa mente.
Muitos desses sintomas de câncer de útero podem estar relacionados a outros tumores ou patologias. Procure um médico se um desses sintomas aparecerem e evite problemas futuros, iniciando um tratamento de acordo com o resultado.
Gostou deste conteúdo sobre sintomas de câncer no útero? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!