Home / Doenças / Doenças do Sistema Digestorio / Sintomas do câncer de estômago- Veja os 10 principais e causas.

Sintomas do câncer de estômago- Veja os 10 principais e causas.

Alguns dos sintomas do câncer de estômago muitas vezes passam despercebidos por nem sempre ser um indicativo dessa doença como a azia e perda de apetite, por exemplo.

Perceber quais os sintomas do câncer de estômago ajuda a indicar essa doença mais rapidamente. Muitos deles são tão comuns que a maioria da população sequer cogita que está com um tumor maligno nesse órgão.

Geralmente o câncer de estômago se inicia com uma ulcera que causa sintomas como emagrecimento, perda do apetite, dor estomacal e azia, por exemplo. Mas o principal problema é que no início da doença ela não apresenta qualquer sintoma que indique sua existência.

Quando um indivíduo sente algum sintoma do câncer gástrico é porque ela já está em estado avançado e as chances de cura são muito baixas. É por esse motivo que além de ficar atento aos sintomas descritos a seguir é de suma importância ir ao médico regularmente.

O que é o câncer de estômago?

O câncer de estômago é assim chamado quando esse órgão apresenta tumores. Ele se inicia nesse órgão, mas pode acontecer dele se espalhar para outras partes do corpo caracterizando a metástase.

O tipo mais comum de câncer que acomete o estômago é o adenocarcinoma. Nesse caso, essa doença tem início num dos tipos de células que comumente são encontradas no interior da parede estomacal. Quanto aos demais tipos de câncer gástrico ocorrem com uma frequência muito pequena sendo muito raros.

sintomas de câncer de estômago
O tipo mais comum de câncer que acomete o estômago é o adenocarcinoma

No início da doença é comum que a pessoa não tenha qualquer sintoma o que dificulta seu diagnóstico. Mas conforme o tempo passa e ela evolui os sintomas começam a surgir e as chances de cura diminuem já que o tumor está em estado avançado.

Esse é o terceiro tipo de câncer que acomete os homens e o quinto entre o público feminino. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, todos os anos são diagnosticados pelo menos 20 mil novos casos do câncer gástrico.

Causas do câncer gástrico

Apesar de a medicina ter avançado muito nas últimas décadas ainda não é sabido ao certo o que provoca o câncer de estômago. Entretanto, sabe-se que a infecção causada pelo H. Pilory e uma dieta rica em sal e de alimentos em conserva ou defumados possui uma correlação com o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Geralmente ele se inicia quando o DNA da célula apresenta um erro. Por causa dessa mutação a célula começa a crescer e se multiplicar de forma mais rápida. Quando as células cancerosas se acumulam formam o tumor que pode invadir outras partes do corpo e se espalhar pelo organismo.

Sintomas do câncer de estômago

Quando o câncer de estômago está em estágio inicial ele não costuma apresentar qualquer tipo de sintoma. Entretanto, é preciso ficar atento e até mesmo buscar o auxílio do médico se os seguintes sintomas foram observados:

Perda de peso sem razão aparente

Uma pessoa que não está fazendo dieta, praticando exercícios ou qualquer outra coisa que promova a perca de peso e mesmo assim perde ao menos 5 quilos é motivo para ir ao médico. Geralmente isso acontece com quem possui câncer gastrointestinal ou possui um tumor em estado avançado.

A perda de peso algumas vezes acontece porque o tumor dificulta o trânsito normal do alimento através do trato digestivo. Mas pode acontecer do tumor causar um acúmulo anormal de líquido no interior da região abdominal dificultando a tolerância dos alimentos na quantidade adequada.

Você também pode gostar destes artigos:

Dificuldade para engolir

Pode acontecer do indivíduo se alimentar e o alimento ficar preso na garganta. Outras vezes o que foi ingerido acaba não descendo causando engasgamento ou até mesmo uma tosse que logo na primeira garfada da refeição dispara. Ao contrário do que muita gente pensa isso não caracteriza uma doença, mas um sintoma que algo está errado podendo ser o câncer de estômago.

Fadiga

Outro sintoma do câncer gástrico é a fadiga que chega a atrapalhar a realização de atividades como estudar ou trabalhar, por exemplo. Geralmente ela surge quando o indivíduo possui uma anemia muito forte causada pelo tumor.

É comum que a pessoa com fadiga adormeça rapidamente e durma por muitas horas ininterruptas. No entanto, quem tem câncer de estômago tem o sono interrompido por causa de outros sintomas e sinais como ir ao banheiro constantemente, suores ou até dores noturnas.

Constipação intestinal

A famosa prisão de ventre pode ser um dos sintomas do câncer de estômago. O indivíduo não evacua com tanta frequência podendo passar até mais de 4 dias ou mais sem ir ao banheiro e quando o faz precisa de grande esforço. Geralmente as fezes são muito duras e pequenas por causa da doença.

Falta de apetite

O indivíduo apresenta falta de apetite por causa das células cancerosas que produzem substâncias que promovem uma redução nos sinais de fome que são enviados pelo organismo.

Além do mais, o próprio tumor promove uma sensação de satisfação não por a pessoa ter se alimentado, mas pelo tamanho que ele ocupa no estômago. Por causa dessa combinação de fatores é natural que a pessoa apresente perda de peso conforme o câncer vai se desenvolvendo.

Sangue nas fezes

Esse é um dos sintomas do câncer de estômago que ocorre quando o tumor encontra-se em estágio mais avançado. Nesse caso, alguns sangramentos podem ocorrer e acabar saindo nas fezes. Assim elas podem adquirir uma tonalidade mais escura ou até mesmo vir com filetes de sangue.

Náusea crônica

Algumas vezes pode acontecer do tumor obstruir a junção existente do estômago e intestino causando um bloqueio na passagem da comida. Por esse motivo o indivíduo apresenta uma náusea contínua que não passa podendo até mesmo vomitar. Em alguns casos raros o vômito pode vir acompanhado de sangue.

Desconforto abdominal

Conforme o tumor vai crescendo as dores ou desconfortos abdominais se intensificam e não costumam passar com remédios. A razão para o surgimento dessa dor é que o tumor pode comprimir as estruturas do órgão enquanto que a úlcera cancerosa corroe suas membranas.

sintomas de câncer no estômago
Conforme o tumor vai crescendo as dores ou desconfortos abdominais se intensificam e não costumam passar com remédios

Indigestão crônica

Diversas razões podem causar a indigestão crônica e uma delas é o câncer gástrico. Nesse caso, além da indigestão dores intensas, sem qualquer motivo aparente, podem ocorrer.



Sensação de inchaço

Mais um dos sintomas do câncer de estômago é a sensação de inchaço. Como o tumor causa uma distensão abdominal à pessoa se sente com um inchaço permanente. Esse sintoma pode ser sentido após fazer as refeições e também pode vir acompanhada por uma sensação de saciedade que não é comum mesmo quando se ingere uma esse tipo de câncer.

Caso este artigo sobre sintomas de câncer de estômago tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

diarreia: como parar,causas, tratamentos e cuidados

Diarréia

A diarreia é um problema bastante comum que se caracteriza pela evacuação de fezes pastosas …