Home / Uncategorized / Conheça os mais comuns sintomas do Câncer de mama.

Conheça os mais comuns sintomas do Câncer de mama.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais populares no país, registrando uma média de mais de cinquenta mil vítimas esse ano. Apesar disso, muitos ainda não conhecem quais são os sintomas do câncer de mama.

Por isso, trazemos o conteúdo a seguir para que conheçam um pouco mais desse câncer, de maior ocorrência entre as mulheres e cada vez mais comum em homens, por isso apresentamos também os sintomas do câncer de mama masculino.

O câncer tem tratamento, por isso devem ser conhecidos todos os sintomas do câncer inflamatório ou os sintomas de câncer de mama avançado o quanto antes, para que se procure ajuda médica rapidamente.

Abaixo, você encontrará nove sintomas do câncer de mama muito comuns e, por vezes subestimados, preste atenção e não hesite em procurar um médico caso você se enquadre em algum deles.

Nódulo na Mama

O nódulo que tende a se encontrar na área da mama é um dos mais famosos sintomas do câncer, no entanto, é preciso esclarecer algumas coisas que parecem verdades absolutas a respeito deles e não são.

A presença do nódulo não quer dizer, necessariamente, a presença de um câncer de mama, encontrar um nódulo na região mamária funciona mais como um sinal de atenção a algo que possa acontecer, um sinal amarelo alertando que seja a hora para procurar uma ajuda mais minuciosa.

Por isso se faz tão necessário o autoexame, não somente por mulheres, mas também por homens, já que pode ser um dos sintomas de câncer de mama masculino.

A presença de um corpo estranho na sua mama, reconhecido pelo toque, ainda é o fator que mais leva as pessoas à procura de clínicas e hospitais para fazer exames mais específicos como a mamografia.

É sempre importante receber o diagnóstico adequado, por profissional competente, por que muitos nódulos mamários podem indicar somente uma infecção.

Tamanho e Formato da Mama

Outro sintoma que é totalmente perceptível é a alteração gradativa do formato da mama em alguns estágios mais avançados da presença do câncer no organismo.

tamanho da mama sintomas do câncer de mama
A alteração no tamanho das mamas pode ser um sintoma de câncer

Considerando que há um corpo estranho dentro da sua mama, qualquer desenvolvimento que ele venha a ter terá obviamente um impacto na área em que se encontra localizado.

No caso específico do tumor, por exemplo, ele afeta diretamente o tecido mamário, que tem entre suas funções também a de contornar a mama, modelando-a e aplicando um formato diferente. Assim é fácil de compreender que, caso o tumor cresça demais, ocorrerá o inchaço da mama e do seio.

Também pode acontecer o contrário, o tumor pode fazer com que a mama se retraia, o que também acontece com frequência em pessoas com o câncer.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Entre os sintomas de câncer de mama em estágio avançado, a mudança pode ser maior e mais drástica, chegando às vias de uma degeneração da mama.

Simetria da Mama

Não fica difícil de imaginar que, em decorrência de todas essas modificações que podem acontecer em relação ao formato da mama, acontecendo a retração ou o aumento, farão com que ela assuma uma nova forma, que nem sempre pode ser proporcional ao corpo.

Em muitos casos, pode acontecer somente em uma mama, o que causa aquele aspecto muito perceptível, onde a pessoa apresenta um seio de tamanho diferente do outro.

É importante lembrar que essa decorrência já é um dos sintomas de câncer de mama avançado, por isso se reafirma a responsabilidade de estar sempre indo ao médico e fazendo os exames regulares.

Textura e Estética da Pele

Outro sintoma de todo esse processo que acaba por ser muito natural é as mudanças que a pele sofre e como ela tende a se comportar a partir disso.

O aumento ou diminuição do tumor dentro da pessoa provocará alterações diretas na elasticidade da pele externa.

É algo simples de visualizar, a pele ao ser esticada demais perderá totalmente sua capacidade de resiliência ao voltar para o estado elástico, assumindo a partir daí um novo comportamento que alterará sua textura, algo semelhante ao processo de formação de estrias.

A partir daí, não é somente a textura da pele que terá suas mudanças, podendo ficar mais fina e frágil, mas também a sua estética, seu aspecto visual, o que também gera um problema enorme de auto estima para quem as tem.

O que se fala em poucos casos é no processo de retração da pele, quando ela diminui provocando pequenas ruguinhas, sendo chamada popularmente de “casca de laranja” pela aparência muito semelhante.

Vermelhidão

A vermelhidão na área da mama também é um sintoma que tem a vantagem de poder ser visto a olho nu, no entanto, também deve ser observado e tratado o quanto antes, pois pode representar um dos sintomas de câncer de mama inflamatório.

É claro que uma vermelhidão no seio não representa necessariamente um câncer de mama, mas pode esta atrelado a um. Isso acontece como uma reação da própria pele a partir de tudo aquilo que ela está enfrentando internamente.



A vermelhidão se dá pelo comprometimento dos linfáticos da pele na região da mama e deve ser observada com muito cuidado, principalmente caso apresente consigo outros sintomas muito comuns, como a intensa dor na área e uma sensibilidade muito semelhante a um calor.

Dor na Mama

A dor nas mamas tem alguma correspondência entre os sintomas do câncer de mama, mas é também uma dor muito comum entre as mulheres, o que não pode ser considerado uma conclusão ou diagnóstico exato a princípio.

dor nas mamas sintomas do câncer de mama
Dor nas mamas pode ser um dos sintomas mais comuns do câncer de mama

A dor do câncer de mama pode ser proveniente dos sintomas já apresentados, como a mudança do formato, alteração na pele e até mesmo a vermelhidão que afetará diretamente na sensibilidade da pele.

Essa sensibilidade fará com que naturalmente qualquer pequeno incomodo se torne uma dor de proporção muito maior, é importante lembrar que pode ser também um dos sintomas do câncer de mama masculino.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Retração do Mamilo

Como parte da mama, o mamilo também não fica isento das alterações decorridas e é um dos sintomas do câncer de mama em estágio avançado, tornando-se perceptível, podendo também sofrer retração.

Essa retração do mamilo é popularmente conhecida também como mamilo inverso e acontece quando ele acaba por se “introduzir” na pele, não de maneira a sumir, mas como se estivesse se dobrando para dentro da mama, contraindo-se.

Essa retração apresenta chances consideráveis de ter sido causada por um tumor cancerígeno, que assim como trabalha retraindo a pele e os tecidos, também pode retrair o próprio mamilo, forçando-o para dentro.

Essa retração é um dos sintomas mais evidentes da possibilidade da doença e deve ser levada ao conhecimento de médicos o mais rápido possível.

Eczema

O eczema é um processo que está mais ligado a parte externa do que interna do organismo, pois se refere direta e objetivamente à uma inflamação da pele, sendo um processo de caráter dermatológico mesmo.

Obviamente, as causas desse processo são em decorrência de tudo o que o tumor pode estar desencadeando. Depois da compreensão de todos os sintomas descritos anteriormente, pode-se perceber que a pele sofre paralelo a mama.

Por isso, alguns aspectos podem se assemelhar, e até ser confundidos com uma alergia. Porém, é justamente por se assemelhar a uma alergia que não pode ser imediatamente entendido como o câncer em si.

Mas no caso de ser de fato um câncer, o eczema pode estar diretamente ligado a um tipo mais complexo de câncer que se localiza precisamente abaixo do mamilo, conhecido como doença de Paget. Além de, em muitos casos, se relacionar entre os sintomas de câncer de mama inflamatório.

Como qualquer outro sintoma, requer observação intensa e meticulosa.

Secreções no Mamilo

As secreções que podem ser expelidas dos mamilos também devem ser observadas com muita cautela, não somente por serem um dos sintomas do câncer de mama avançado, mas também por que podem ser uma infinidade de outras coisas. Portanto, não se desespere a princípio.

Não é raro que, em alguns momentos, substâncias saiam dos mamilos, e em alguns casos tem caráter de normalidade e até saúde.

Em casos em que a secreção expelida seja somente leite, não é configurada como doença, mesmo que a mulher não esteja grávida.

A preocupação em relação às secreções se dá em casos mais específicos, como por exemplo, quando acontece em somente uma das mamas e não nas duas, já podendo ser um motivo a ser investigado.

Atenção, em nenhum momento estamos dizendo que você deve deixar de consultar seu médico depois de qualquer mudança ou irregularidade que você reconheça no seu corpo.

O que se registra aqui é que os casos mais graves geralmente consistem em secreções que saem naturalmente, sem forçar a mama e o mamilo, saindo por um único poro do mamilo, não vários.

Caso este artigo sobre sintomas do câncer de mama tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …