Home / Uncategorized / Depressão e cansaço são sintomas do hipotireoidismo; saiba identificá-los!

Depressão e cansaço são sintomas do hipotireoidismo; saiba identificá-los!

Queda de cabelo, cansaço, sono excessivo e lentidão de movimentos são alguns dos sintomas do hipotireoidismo, um distúrbio que afeta a glândula da tireoide e impede a produção de hormônios, normalmente atingindo mulheres acima dos 50 anos.

Muitos fatores podem desencadear em baixos níveis do hormônio T4 (tetraiodotironina) e TSH elevado, como doenças autoimunes (tireoidite de Hashimoto), deficiência de iodo e certos medicamentos para emagrecer. Tais causas acarretam em diversos sintomas do hipotireoidismo e podem, até mesmo, levar a neuropatia periférica e a infertilidade na mulher.

Por isso, vamos abordar os sintomas do hipotireoidismo e explicar cada um deles, para que você possa identificá-los e iniciar logo o tratamento.

1. Queda de cabelo

A queda de cabelo é um dos primeiros sinais de que a tireoide não está mais funcionando como antes.

As células responsáveis pelo processo capilar têm uma vida útil curta, por esta razão, são as primeiras a sofrerem com os baixos níveis de hormônios. Entretanto, outros problemas hormonais podem ser causa de os cabelos caírem.

2. Cansaço

Um outro sintoma do hipotireoidismo é o cansaço e o sono extremos, bastante evidentes nesses casos. Isso justifica-se porque os hormônios controlam os níveis de energia e, dependendo da quantidade de hormônios produzidos, a pessoa pode sofrer diferentes sintomas.

cansaço sintomas do hipotireoidismo
O cansaço pode ser um dos primeiros sintomas que se manifestam no hipotireoidismo

Enquanto o hipertireoidismo deixa a pessoa agitada, o hipotireoidismo é o inverso: a pessoa vive exausta, lenta e sem motivação.

Mas há outra razão para o cansaço fácil e a intolerância a atividade física: a redução da capacidade do músculo cardíaco em bombear sangue, causados pela falta de hormônios da tireoide.

3. Prisão de ventre

Quem já sofre de constipação intestinal talvez não perceba que esse pode ser um sintoma do hipotireoidismo.

Cerca de 17% das pessoas que sofrem com o problema na tireoide reclamam da piora da constipação, muitas vezes, não aliviada nem com remédios para o intestino preso.

O motivo é que, assim como os movimentos e o metabolismo se tornam lentos, a digestão também acaba prejudicada, ficando mais lenta. Com isso, o intestino delgado absorve os alimentos no mesmo ritmo, o que é chamado de intestino preguiçoso.

4. Ganho de peso

Quando o organismo não consegue queimar calorias, o corpo passa a armazená-la. Isso ocorre devido à baixa produção de hormônios, que acaba gerando o ganho de peso.

Outra razão para portadores de hipotireoidismo engordarem é que o metabolismo se torna mais lento e a pessoa se movimenta menos, já que níveis baixos de T4 e elevado TSH causam letargia e indisposição.

5. Cãibras e dores musculares

Fraqueza, cãibras, dores musculares e nas articulações são sintomas do hipotireoidismo, provocando, em alguns casos, lesões espontâneas com dor intensa nos ombros, quadril e coxas.

Síndrome do túnel do carpo e o risco de desenvolver gota (pelo alto nível de ácido úrico em pessoas com hipotireoidismo) também costumam ser sintomas da baixa produção hormonal.

O uso de medicamentos que equilibram a quantidade de hormônios no corpo alivia esses sintomas, proporcionando bem-estar, força muscular e a regressão da síndrome do túnel do carpo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

6. Intolerância ao frio

O corpo gera calor sempre que queima calorias, independente se você se exercita ou se está em repouso.

Mas quem sofre de hipotireoidismo não sente tanto calor como outras pessoas sem o problema hormonal, já que há uma queda na taxa metabólica basal.

Além disso, baixos níveis de hormônios da tireoide impedem que a gordura geradora de calor trabalhe corretamente.

7. Pele seca

A nossa pele passa por um ciclo de renovação, que pode ser interrompida por má qualidade de sono ou por falta de hormônios tireoidianos.

Quando isso acontece, a pele não consegue regenerar-se, as células mortas ficam expostas, caracterizando em pele ressecada. Para que a nossa pele se mantenha hidratada, é preciso de duas substâncias: ácido hialurônico e condroitinossulfato.

O problema é que níveis baixos de hormônios da tireoide levam ao acúmulo dessas substâncias, formando uma espécie de gelatina se misturadas à água. É justamente essa ação que gera o ressecamento da pele.

Alergias, vermelhidão e coceira também podem ser comuns, principalmente se houver um histórico de doença autoimune.

8. Problemas de memória e concentração

Dificuldade para se concentrar e memorizar, além de alterações da marcha, neuropatia periférica, perda de sensibilidade nos membros e apatia são sintomas do hipotireoidismo, embora nem sempre seja recorrente a todas as pessoas com hormônios em baixa.

Uma pesquisa aponta que 22% das pessoas com hipotireoidismo não conseguem efetuar uma conta de matemática básica, enquanto 36% afirmam ter dificuldade para ler mais rápido.

As razões para isso acontecer são desconhecidas, mas o uso de hormônio sintético recupera a memória, a concentração e alivia dores neuropáticas.

9. Menstruação irregular

Ciclos irregulares, forte sangramento e com duração maior são indícios de que algo não vai bem na tireoide, cujos hormônios afetam os ovários e o útero.

Os hormônios tireoidianos participam junto de outros hormônios na manutenção do corpo, inclusive do ciclo menstrual. Se a tireoide não consegue produzir hormônios suficientes, os outros hormônios não recebem os sinais para o funcionamento geral do organismo.

Com isso, os ciclos menstruais sofrem alteração, fazendo com que haja períodos desregulados e com sangramento forte, o que também pode levar ao quadro de anemia.

10. Depressão

Há uma relação entre o hipotireoidismo e quadros depressivos, devido a baixos níveis de energia, que impacta o bem-estar e afeta a serotonina no cérebro, provocados pela redução de hormônios tireoidianos.

Depressão Sintomas do hipotireoidismo
Veja como a depressão pode ser um sintoma do hipotireoidismo

Isso explicaria a depressão pós-parto, já que é comum as alterações hormonais nesse período, fazendo a mulher desenvolver o hipotireoidismo.

Buscar ajuda médica é muito importante para se descobrir as causas exatas da depressão e, assim, tratá-la adequadamente. A falta de interesse sexual e a redução de libido também estão na lista de sintomas do hipertireoidismo.

Estes foram os 10 sintomas de hipotireoidismo para você aprender a identificá-los e procurar um médico o quanto antes.

O tratamento, feito com medicamentos à base de hormônios sintéticos, ajuda a aliviar todos os sintomas, mas é preciso começar o quanto antes souber o diagnóstico, para que não haja complicações graves.

Gostou deste artigo sobre sintomas de hipotireoidismo? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …