Home / Doenças / Doenças do Sangue / Leucemia: anemia e cansaço são os principais sintomas

Leucemia: anemia e cansaço são os principais sintomas

A leucemia é uma doença maligna, que ocorre quando os leucócitos (glóbulos brancos) anormais se reproduzem muito rápido e sem controle na medula óssea, prejudicando a produção de sangue no sistema circulatório e causando os primeiros sintomas da leucemia, como anemia e cansaço. As células leucêmicas podem atingir os demais órgãos, como rim, cérebro, fígado, baço e linfonodos.

É importante saber que a leucemia é um dos tipos de câncer no sangue mais frequente, não tendo limite de idade para ocorrer, e é classificada em dois tipos, dependendo de quais leucócitos o câncer afeta:

  • Leucemia linfocítica, linfoblástica ou linfoide – São chamados assim quando a leucemia afeta os lincócitos;
  • Leucemia Mieloide – É chamada a leucemia que atinge os mielócitos.

A leucemia pode se apresentar de forma aguda e crônica, sendo que a forma aguda é a mais comum em crianças, e a leucemia linfoide crônica acomete mais os adultos acima de 55 anos.

Anemia, infecções, hemorragia, estão entre os principais sintomas da leucemia. Neste conteúdo, vamos conhecer as 7 principais sintomas da leucemia que mais atinge crianças e adultos no mundo todo.

7 sintomas da leucemia

  1. Anemia e cansaço;
  2. Infecção, Febre, Perda de peso;
  3. Manchas roxas na pele e Sangramentos;
  4. Aumento do baço e fígado;
  5. Aumento dos gânglios linfáticos;
  6. Dor nas articulações;
  7. Sudorese noturna.

Quando a pessoa também sofre náuseas, dores de cabeça, irritabilidade e visão dupla, significa que há grande chance das células leucêmicas terem atingido o sistema nervoso central.

Anemia e cansaço

Dentre os sintomas da leucemia a anemia, falta de ar e fraqueza são os mais comuns. Ela ocorre porque, como as células cancerosas ocupam toda a medula óssea, as outras células do sangue não conseguem ser produzidas, como é o caso das hemácias (glóbulos vermelhos). Quando a produção de hemácias cai, a pessoa tende a sofrer com a anemia, levando ao cansaço, palidez e nenhuma vontade de fazer esforço.

Infecção, febre e perda de peso

A febre pode ser ocasionada pela própria leucemia ou ser sintoma de uma infecção, que ocorre justamente pelo fato dos leucócitos não conseguirem defender o organismo de bactérias. A febre em leucemia também pode compor um quadro chamado sintomas B, que inclui febre, perda de peso e suores noturnos.

Manchas roxas na pele e sangramentos

Enquanto a queda de hemácias provoca anemia e cansaço, outro tipo de célula sanguínea também sofre queda: plaquetas, as células responsáveis pela coagulação do sangue. Por isso, em caso de plaquetas baixas, é comum aparecerem equimoses (manchas roxas na pele), sangramento (gengiva é uma das principais) e petéquias (múltiplos e pequenos pontos avermelhados na pele).

Aumento do baço e fígado

Baço é um linfonodo bem grande, e sua função é destruir células sanguíneas defeituosas e velhas. A dor no quadrante superior esquerdo do abdômen é um sintoma que acomete o órgão na leucemia. O fígado também pode aumentar como consequência do sintoma da leucemia, provocando uma sensação de saciedade, mesmo não tendo se alimentado o suficiente.

Aumento dos gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos — pescoço, axilas e virilha — aumentam de tamanho na leucemia e podem ser percebidos como nódulos na pele. É possível que os gânglios linfáticos do tórax e do abdômen também aumentam de tamanho, mas só podem ser vistos através de tomografia computadorizada, exames de imagem ou ressonância magnética.

Dor nas articulações

Muitas células malignas dentro da medula óssea se expandem causando dor nos ossos. Também é possível que um câncer originado em outro órgão provoque metástase para os ossos (link).

Sudorese noturna

A transpiração excessiva, principalmente durante a noite, é um dos sintomas da leucemia. A sudorese (suor) noturna pode ocorrer por diferentes motivos, mas é preciso ficar atento quando este sintoma vem associado aos outros sintomas citados aqui.

Vale ressaltar, alguns desses sintomas são comuns na leucemia linfoide aguda, como febre, perda de peso, sudorese noturna, incluindo perda de apetite. Leucemia linfoide aguda é um tipo de leucemia que atinge, normalmente, adultos abaixo de 55 anos. Este tipo de leucemia, caso se espalhe para a cabeça, pode causar convulsão e até dormência facial.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Já a leucemia linfoide aguda T atinge o timo, um órgão pequeno localizado no tórax, e cujo aumento pode, não só pressionar a traqueia, causando tosse ou alguma dificuldade respiratória, como também pressionar a veia cava superior, que é a veia que transporta sangue da cabeça e dos braços de volta ao coração. Os sintomas desse tipo de leucemia são dores de cabeça, perda de consciência, caso afete o fluxo cerebral, tontura e inchaço do pescoço, braços e face.

Tendo consciência dos primeiros sintomas da leucemia, você deve procurar ajuda médica para, caso for constatado a doença, iniciar o tratamento. O tratamento, dependendo do estágio, pode ser por radioterapia, quimioterapia, tratamento natural ou, o mais comum, transplante de medula óssea.

Este conteúdo sobre sintomas da leucemia foi útil? Comente e curta nossa página do Facebook.


Veja!

cancer no sangue

Câncer no sangue: o que é, tipos, causas e sintomas

Vamos descobrir o que é câncer no sangue, os tipos mais comuns, suas causas e …