Home / Beleza / Tirar manchas do rosto – Melhores produtos e receitas

Tirar manchas do rosto – Melhores produtos e receitas

As manchas no rosto são problemas recorrentes na vida da maioria das pessoas, seja na adolescência, na vida adulta ou na terceira idade. Saber como tirar manchas do rosto vai variar muito de acordo com o nível e tempo delas.

São muitos os tipos de manchas no rosto como melanoses, sardas, melasmas e as manchas decorrentes de acnes. Para cada tipo de mancha, um tratamento diferente é recomendado.

Ao optar por utilizar um creme para tirar manchas ou mesmo para clarear as manchas do rosto, você deverá levar em conta se esta é uma mancha recente ou antiga.

Manchas recentes no rosto são mais fáceis de serem removidas e você poderá utilizar até mesmo produtos caseiros. Já as manchas mais antigas necessitam de um cuidado maior e precisam de produtos específicos para removê-las, sempre com prescrição médica. Neste artigo você descobrirá o melhor tratamento para manchas no rosto e como eliminá-las em cada caso.

Produtos para remover manchas recentes do rosto

Se você percebeu alguma mancha nova em seu rosto, apresse-se para eliminá-las. Quanto antes você iniciar o tratamento, mais fácil será a sua remoção. Existem no mercado muitos produtos que podem solucionar o seu problema e quando a sua pele ainda não está marcada, é possível até mesmo recorrer a soluções caseiras.

  • Leite de colônia: o leite de colônia é um dos produtos mais antigos no mercado da beleza. Sua fórmula possui componentes que ajudam a pele a absorver cicatrizes e as marcas no rosto, clareando-as. É preciso ter atenção pelo fato da presença de álcool no produto, portanto, não abuse de seu uso. Para minimizar os efeitos do álcool, remova todo o produto com água corrente e aplique um bom hidratante no rosto.
  • Loções clareadoras: existem muitas loções no mercado e você pode utilizar uma de sua preferência. As principais marcas de cosméticos como Mary Kay, Avon, Hinode, Natura, entre outras, possuem diversas opções. Consulte sua consultora para saber qual melhor se adapta para você.
  • Água Oxigenada: utilizando a água oxigenada de volume 10 é possível clarear manchas, desde que você use com restrição. Concentração maior que isso pode trazer problemas para a sua pele. Utilize um algodão e poucas gotas do produto. Em caso de qualquer tipo de alergia, interrompa o tratamento.
  • Bicarbonato de sódio: esfoliar a pele com bicarbonato de sódio é excelente para clarear manchas. Para isso, faça uma massa com o bicarbonato e água morna, aplicando sobre as manchas. Deixe agir por cerca de 15 minutos.
leite de colonia tirar manchas do rosto
O leite de colonia não deve ser usado apenas para remover as manchas no rosto, mas também para preveni-las, assim não terá que recorrer a outros métodos para ajudar a remover manchas

Produtos para remover manchas antigas do rosto

Quando falamos de manchas antigas do rosto, estamos nos referindo daquelas que estão na sua pele há mais de 1 ano. Diferente do que acontece com as manchas mais recentes, aqui é preciso utilizar produtos específicos para o tratamento.

  • Hidroquinona: manchas profundas como as provenientes de melasmas, dermatites ou até de sardas podem ser tratadas com a hidroquinona. Este componente possui um agente despigmentante, que faz com que seja possível o clareamento.
  • Ácido retinóico: o ácido retinoico age de maneira profunda na pele e aumenta a produção de colágeno. Muitos cremes para clarear a pele utilizam este composto em sua fórmula, como o Liftactiv Retinol da Vichy, o Fluído Antirrugas Rejuvenescedor da ROC e o Redermic da La Roche.
  • Vitanol-A: Vitanol A é um creme barato utilizado para eliminar manchas no rosto. O produto custa em torno de R$ 30,00 e pode ser utilizado como peeling para clareamento de manchas.
  • Idebenona: possui praticamente os mesmos efeitos da hidroquinona, mas com menos efeitos colaterais. O produto regula a produção de melanina, responsável pelo aparecimento de manchas na pele.
  • Suavicid: este creme dermatológico tem como objetivo clarear as manchas, mas é vendido apenas sob prescrição médica. O resultado do clareamento aparece após 4 semanas e sua fórmula contém fluocinolona acetonida, hidroquinona e tretinoina. No mercado você encontra ainda produtos com a mesma fórmula, como Tri-Luma, Vitacid Plus e Triderm.

Formas caseiras para tirar manchas do rosto

Existem muitos produtos próprios para a remoção de manchas no rosto, alguns com preços bem salgados. Mas se você não quer investir, saiba que existem alguns remédios que você pode fazer em sua própria casa.

Veja algumas receitas de remédios caseiro para tirar manchas do rosto:

  • Máscara de Leite de Magnésia: misture uma colher do produto em uma clara de ovo. Lave bem o rosto com sabonete neutro e aplique a solução com a ajuda de um algodão. Deixe agir por cerca de 20 minutos e lave bem o rosto com água.
  • Clareando sardas com pepino: bata no liquidificador 1 pepino e 200 ml de água. Coe. Misture a este suco 1 colher (chá) de amido de milho e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Aplique esta máscara à noite, retirando ao acordar. Para remover a máscara, utilize água gelada.
  • Leite, mel e amido de milho: a união desses produtos encontrados em qualquer residência pode ser muito eficaz no clareamento de manchas. Misture uma xícara e meia de chá de leite, 1 colher (sopa) de mel e uma colher (sopa) de amido de milho. Leve ao fogo baixo, até chegar na consistência de mingau. Ao esfriar, aplique a máscara por 20 minutos. Depois de retirar com água, aplique um hidratante na região.
tirar manchas do rosto com pepino
Além de ajudar a remover manchas no rosto, o pepino pode ser a melhor arma contra as olheiras que você pode ter

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como evitar manchas no rosto

O primeiro passo para evitar ter manchas no rosto é entender de onde elas aparecem. A exposição excessiva ao sol, uso de anticoncepcionais, acne, espinhas, na gravidez, consumo excessivo de frituras e comidas gordurosas, tabagismo, entre outras muitas situações ocasionam manchas no rosto.

Entender isso já é um grande passo para que não apareçam manchas no seu rosto, visto que você irá evitar estas situações. Além disso, você pode se proteger com bons hidratantes e sempre usar filtro solar, mesmo durante o inverno.

Também é importante observar os cremes hidratantes que está utilizando. Muitos deles possuem ácido na sua fórmula que contribuem para o aparecimento de manchas na pele.

Outra dica importante, principalmente no verão, é cuidar o horário para tomar sol. Mesmo com o uso de protetor solar, há horários que se deve evitar a exposição solar. Evite frequentar a praia no horário que vai das 10 da manhã às 04 da tarde.

 

Gostou deste conteúdo sobre tirar manchas do rosto? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


Veja!

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …