Tônico Capilar – Como deve ser usado e benefícios

Em meio a tantos produtos para o cabelo, o tônico capilar é um dos que mais se destacam. Por agir diretamente no couro cabeludo e facilitar a absorção dos nutrientes pelo bulbo capilar, ele é um produto que promove ótimos resultados.

O tônico capilar ganhou força no mercado e atualmente é possível ver diversas marcas com diversos tônicos para inúmeras funções. Embora tenha se tornado uma febre, muitas pessoas não sabem como utilizar o tônico capilar da maneira correta e até mesmo não sabe o que são e nem como agem.

O tônico capilar começa a agir na raiz, que leva os benefícios até a extensão dos fios. Por isso ele é um produto extremamente eficiente, por facilitar e levar nutrientes necessários para o desenvolvimento do cabelo.

O que é tônico capilar?

O tônico capilar é um produto líquido rico em certos nutrientes que atuam de forma direta no couro cabeludo. O seu objetivo é promover uma melhora na saúde do couro cabeludo e consequentemente dos fios.

o que é tonico capilar
Tonicos capilares são produtos que agem na raiz do couro cabeludo e transmitem nutrientes para elas, deixando-as mais vivas

Eles promovem uma melhor circulação sanguínea no couro, fazendo assim com que o bulbo capilar absorva melhor os nutrientes presentes no tônico. Além disso, ele age aumentando a produção de queratina e renovação das células locais.

Existem tônicos capilares com diversas funções, no entanto, os tônicos mais procurados são os que combatem a queda e os que aceleram o crescimento do cabelo.

Como deve ser usado?

Antes de ser usado é necessário realizar testes alérgicos para ter certeza de que a aplicação em seu couro cabeludo não trará problemas e sim os benefícios propostos.

A utilização do tônico capilar deve ser feita apenas na raiz dos fios, nunca em sua extensão. É recomendado que ante de aplicar o tônico no couro cabeludo seja utilizado um leave-in para proteger a extensão dos fios.

A aplicação deve ser realizada em média 3 vezes ao dia ou de acordo a recomendação das instruções. Ele pode ser colocado no couro cabeludo seco ou molhado.

O segredo da aplicação do tônico, além de ser aplicado em toda a raiz, é que se deve massagear o local com os dedos em média 10 minutos. Essa massagem ativará a circulação local e fará com que a raiz absorva melhor o produto.

O tratamento com o tônico capilar deve ser de 3 a 6 meses ou de acordo com a recomendação descrita na embalagem; depois desse tempo é necessário parar por 1 mês para que os seus fios não se acostumem com o produto e você pare de ter resultados.

Benefícios

Existem diversos tipos de tônicos capilares, então antes de comprar é necessário verificar se ele é o ideal para atender às suas necessidades.

Os benefícios do tônico capilar são muitos e podem ser rapidamente percebidos, já que eles agem diretamente no couro cabeludo sendo absorvido pelo bulbo capilar. Os maiores benefícios do tônico capilar são:

– Evitam a queda do cabelo

– Acelera o crescimento

– Fortalece os fios

– Trata a caspa e a seborreia

– Cabelos mais saudáveis e bonitos

Melhores marcas

Tricofort: o tônico capilar Tricofort ajuda a combater a caspa e seborreia, ajuda a controlar a oleosidade e evita a queda capilar. Esses problemas são muito comuns e esse tônico ajuda a resolver de forma rápida.

BIOEXTRATUS: o Tônico Antiqueda Bioextartus Jaborandi nutre o o couro cabeludo evitando a queda e ainda auxilia no crescimento. Então ele é mais recomendado para cabelos que caem muito e com pouco crescimento.

Gota Dourada: o tônico de alho da Gota Dourada ajuda a fortalecer a raiz do cabelo. Ele também combate a caspa e seborreia, ameniza a queda, reduz o excesso de oleosidade e auxilia no crescimento.

Capicilin: o tônico de extrato de jaborandi nutre e estimula o couro cabeludo. Ele ajuda a controlar a oleosidade e protege cabelos fracos e danificados, trazendo mais vida um crescimento acelerado.

Lola Cosmetics: Rapunzel Tônico do Crescimento Lola Cosmetics Tratamento Antiqueda reduz a queda dos fios e ajuda também no seu crescimento. Ele faz com que os fios fiquem mais fortes e resistentes, tendo assim um ciclo maior de duração e sejam mais saudáveis e bonitos.

Salon Line: o SOS bomba de vitaminas possui muitas vitaminas que são essenciais para o desenvolvimento do nosso cabelo. Ele auxilia no crescimento mais rápido e saudável.

Nanovin: esse tônico tem como base vitamina A e plantas medicinais. Ele auxilia no crescimento de novos fios e mais resistentes. Além disso, previne a calvície.

Elseve: o tônico Loção Fortificante Elseve Arginina Resist x3 dá muito suporte ao bulbo capilar, ele fornece nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos fios e ainda facilita a troca desses nutrientes da raiz para os fios do cabelo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Tônico capilar caseiro

Para quem está com o orçamento curto ou dá preferência para produtos caseiros, é possível produzir um tônico capilar caseiro, barato e eficiente.

Veja a seguir 2 receitas simples de tônico capilar caseiro que vão disponibilizar mais saúde aos seus fios

Receita com vinagre de maçã

Esse tônico auxilia na hidratação, restaura a fibra capilar, dá brilho maciez e reduz o excesso de oleosidade da raiz.

Ingredientes

Vinagre de maçã

3 folhas de eucalipto

3 folhas de louro

Preparo

Coloque as folhas de eucalipto e de louro na panela junto com 500 ml de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos, depois basta desligar o fogo, passar o chá para um recipiente de vidro, abafar e deixar em infusão até que fique morno. Depois coe e acrescente 100 ml do vinagre de maçã.

Receita com óleo de rícino

Este tônico capilar caseiro estimula o crescimento, age como antioxidante e trata o couro cabeludo contra a caspa, coceiras e quedas.

Ingredientes

2 cebolas

1 cabeça de alho

2 colheres de chá do óleo de rícino 100% natural

Preparo

oleo de ricino tonico capilar
O óleo de rícino pode ser um ótimo tônico capilar natural e não possui efeitos colaterais

Depois de descascar a cebola e o alho, corte a cebola em rodelas. Feito isso, junte tudo no liquidificador com 100 ml de água filtrada.

Bata bastante até se tornar uma mistura homogênea. Depois coe em um pano limpo e coloque em um recipiente. Acrescente o óleo de rícino, misture bastante e depois coloque a mistura em um frasco dosador.

 

Gostou deste artigo sobre tônico capilar? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 42 votes