Home / Sintomas / Tontura ao levantar: Causas e Tratamentos

Tontura ao levantar: Causas e Tratamentos

Você já ouviu falar em vertigem posicional paroxística benigna (vppb)? Este nome complicado é utilizado para se referir a um problema que afeta muitas pessoas: a tontura ao levantar.

A tontura ao levantar ocorre quando estamos sentados ou deitados e nos levantamos, mudando assim a posição da cabeça. É neste momento que a sensação de tontura aparece e então é preciso aguardar um pouco até que o sintoma simplesmente desapareça.

A característica deste tipo de tontura é ela ocorrer após mudarmos de posição.

O que é a tontura ao levantar

O processo de tontura ao levantar ocorre quando mudamos a cabeça de posição. Não é grave, mas se há constantes riscos de queda, é preciso passar por uma avaliação médica.

O termo tontura ao levantar é a forma como conhecemos popularmente, mas falando de forma mais técnica, este é o sintoma da vertigem posicional paroxística benigna ou simplesmente VPPB. Vertigem posicional significa que esta tontura acontece quando o paciente muda abruptamente de posição. Benigna significa que não é perigosa, ou seja, este não é um distúrbio grave.

tontura ao se levantar

Esse tipo de situação costuma aparecer conforme vamos envelhecendo. É comum na terceira idade, já que é nesta fase que os idosos têm o seu equilíbrio afetado, mas pode acontecer com jovens também.

Apesar de não ser grave, este é o tipo de situação que pode levar a quedas, tendo consequências como possíveis lesões.

Causas da tontura ao levantar

Como o próprio nome indica, a principal causa é a mudança de posição da cabeça, que ocorre justamente quando nos levantamos. O simples fato de acordar ou se espreguiçar pode ser a causa da tontura ao levantar.

Falando mais tecnicamente, ela acontece quando certos tipos de partículas que estão presentes na parte interna do ouvido são deslocadas de lugar.

Isso acontece conforme vamos envelhecendo. Não existe uma causa única para isso, mas ela pode surgir também em decorrência de uma infecção ou lesão no ouvido, passar muito tempo deitado ou até mesmo devido a algum tipo de cirurgia no ouvido, que acabe afetando esta área.

Sintomas

Os principais sintomas da tontura ao levantar são:

  • Vertigens;
  • Sensação de que vai cair;
  • Sensação de que está tudo girando à sua volta;
  • Náusea;
  • Desequilíbrio;
  • Episódios de nistagmo, que são movimentos involuntários dos olhos. Estes movimentos podem ser de forma horizontal, vertical ou até mesmo de forma rotatória.

Durante o momento em que isso ocorre, a capacidade de visão fica reduzida.

Apesar de causar medo para quem sofre deste problema, ele não acarreta grandes riscos e os sintomas tendem a desaparecer em segundos.

Diagnóstico

Não existe um exame clínico propriamente dito que irá indicar a ocorrência ou não deste tipo de tontura.

O diagnóstico é feito pelo médico avaliando a situação do paciente e também através do seu próprio relato.

É o paciente que irá dizer em que momentos ocorrem este tipo de tontura.

Outra forma de diagnóstico através do médico é realizando um exame físico, onde se simula a situação na qual ocorrem essas vertigens.

Tratamento para quem sofre de tontura ao levantar

Medicamentos não são utilizados no tratamento da tontura ao levantar.

O tratamento para este problema é feito através de vários exercícios como a manobra de Epley. Esta é uma técnica utilizada para eliminar este tipo de tontura e consiste em colocar a cabeça em determinados tipos de posição, como forma de acostumar o corpo a lidar com este tipo de situação.

O tratamento é fácil de ser realizado. Como o problema é causado principalmente pelo fato das partículas do ouvido estarem deslocadas, tudo que precisamos fazer é colocar estas partículas em seu devido local. Isso é feito com a manobra de Epley. Cerca de 90% dos casos é solucionado desta forma.

Como funciona a manobra de Epley?

Esta manobra foi desenvolvida em 1980 por John Epley e é um procedimento muito seguro, podendo ser feito em idosos e que dura poucos minutos.

Confira o passo-a-passo desta manobra:

  1. O primeiro passo é fazer com que o paciente sinta os sintomas da vertigem. Você se sentará em uma maca com a cabeça virada para frente. O médico vai girar sua cabeça rapidamente e você deve permanecer assim por 30 segundos. O objetivo é deixar sua cabeça em uma posição abaixo do resto do corpo;
  2. Depois desse tempo, o médico vai girar sua cabeça novamente, mas agora para o outro lado. É neste momento que você sentirá a sensação de vertigem. Permaneça 30 segundos nessa posição. Depois desse tempo, a tontura terá passado;
  3. Agora o médico vai pedir para você rolar e deitar sobre seu lado esquerdo, apontando seu nariz para o chão. Fique assim por mais 30 segundos;
  4. Passados os 30 segundos, o médico vai lhe ajudar a sentar. Pronto, o procedimento foi concluído.

Mas lembre-se, a manobra de Epleydeve ser inicialmente realizada por um médico. Apenas depois disso é que seu médico irá lhe orientar sobre a possibilidade e a melhor forma de realizá-la em casa.

Gostou do conteúdo? Comente e deixe suas sugestões!




Veja!

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …