Tratamento capilar

Quais são os tipos de tratamento capilar existentes?

Você sabe o que é tratamento capilar? Para ficar com o cabelo bonito e saudável, é importante investir em uma série de cuidados para garantir aos fios tudo o que eles precisam. Além das máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução que fazem parte do cronograma capilar, shampoos antirresíduos e tratamentos mais potentes – como a umectação e a cauterização – podem fazer muita diferença na rotina de tratamentos capilares.

Assim, temos os seguintes tratamentos mais importantes no cuidado com o cabelo:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução;
  • Xampu antirresíduos;
  • Umectação capilar;
  • Cauterização.

o que é hidratação capilar?

tratamento-capilar-hidratacao

É um tipo de tratamento estético para o cabelo em que a finalidade é reidratar os fios. Para isso, as máscaras hidratantes utilizadas irão proporcionar hidratação, maleabilidade, brilho e resistência, aspectos do cabelo que podem ficar vulneráveis com exposição constante a escovas, chapinhas, tinturas e alisamentos.

A hidratação capilar também é conhecida como máscara de hidratação ou de condicionamento. É indicada para cabelos ressecados pela exposição ao sol, por química de tinturas ou alisamentos. São tratamentos com cremes a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina.

como fazer hidratação capilar?

Dependendo das condições dos fios, a hidratação capilar pode ser feita toda semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês. A hidratação profunda é a mais eficiente porque contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tratamentos deste tipo.Veja o passo a passo:

1 Higienização

Lavar bem o cabelo com um xampu antirresíduo de preferência. As escamas dos fios irão se abrir para receber o creme e esse processo é importante. Após enxaguar, retire o excesso de água com uma toalha, e em seguida seque o cabelo com o secador.

2 Aplicação do creme

Divida bem o cabelo em mechas e aplique pequenas porções do creme de hidratação em cada uma delas, e massageie uma por uma, em todo o comprimento dos fios.

3 Aqueça os fios

Pode ser com uma touca de alumínio, ou com uma toalha quente e úmida, ou mesmo uma touca de plástico. Deixe o produto agir durante tempo recomendado pelas instruções.

O que é reconstrução capilar?

 

tratamento-capilar-1

É um tipo de tratamento que reestrutura as fibras capilares e repara fissuras causadas por processos químicos como alisamentos, escovas permanentes, tinturas, balaiagens, etc e acabam danificando as hastes capilares. Pode ser muito proveitosa também para quem usa grampos, elásticos e secadores de cabelo com muita frequência.

A reconstrução capilar protege os fios de danos externos, garantindo-lhes brilho, força e resistência. É um tratamento que age de dentro para fora, e, por isso, tem grande durabilidade e eficácia.

Os produtos utilizados na reconstrução capilar não costumam causar danos à saúde, mas é recomendável fazer o teste do toque para excluir alergias. Pessoas que estão com cabelos saudáveis não devem recorrer a este tipo de tratamento capilar.

Vale ainda lembrar que o uso excessivo dos produtos para reconstrução capilar pode causar enrijecimento dos fios, tirando-lhes o brilho e o movimento, e também pode deixa-lo quebradiço, aumentando as probabilidades de queda.

como fazer reconstrução capilar?

Esse procedimento costuma ser feito no salão de beleza, mas também pode ser realizado em casa. A indicação é fazer uma vez a cada 15 ou 30 dias, dependendo do estado do cabelo.

Os produtos utilizados no tratamento são ricos em queratina, proteínas, aminoácidos, silicones e agentes reconstrutores. Durante o processo, as cutículas dos fios vão sendo fechadas, deixando os cabelos mais alinhados, sedosos e brilhantes.

Para fazer uma reconstrução capilar em casa você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • Xampu antirresíduo: abrem as escamas dos fios e limpam resíduos;
  • Queratina: garante força, elasticidade e resistência à fibra do cabelo. Pode ser em gel, líquida ou em creme;
  • Ampola:  contêm proteínas e queratina em altas concentrações
  • Máscara reconstrutora: contém proteínas, aminoácidos e queratina; hidratam e nutrem os fios.
  • Finalizador: ajuda a selar o cabelo, protegendo-o, reparando as pontas e conferindo mais brilho.

O tratamento pode levar cerca de 40 minutos a uma hora, dependendo do tamanho do cabelo.

Lave o cabelo com o xampu antirresíduo e enxágue bem. Depois seque o excesso de água com uma toalha. A seguir, aplique a queratina nos fios e deixe agir por 10 minutos. Enxague até o produto sair completamente. Passe a mistura da máscara com a ampola em todo o comprimento do cabelo. Ponha uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxague bem. Por último, pasta aplicar o finalizador.

O que é nutrição capilar?

tratamento-capilar-nutrição

A nutrição capilar é um tratamento que faz reposição de lipídeos, que são responsáveis pela proteção da fibra. Pode ser feita uma vez por semana ou conforme a necessidade especifica do cabelo. Apresente resultados logo após o procedimento. É mais intensa do que a hidratação, mas não tão profunda como a reconstrução capilar.

Além de manter a hidratação do cabelo, este tratamento repara danos superficiais dos fios e fornece nutrientes ao cabelo. Também fortalece as proteções que a oleosidade natural do cabelo proporciona e deixa os fios desembaraçados, sedosos e brilhantes.

Quais os melhores produtos para nutrição capilar?

Use um xampu de nutrição e aproveite para nele adicionar óleos. Isso vai resultar em um produto potente e nutritivo que irá nutrir a fibra capilar e proporcionar mais brilho.

É importante que você use um condicionador, mas somente depois de retirar a máscara de tratamento porque assim os fios se manterão com as cutículas abertas para receber a máscara e depois o condicionador irá agir como um selante.

Dê preferência a condicionadores que tenham formulas mais leves, sem óleos, para não sobrecarregar os fios. A máscara de nutrição, por outro lado, deve ter uma formula rica em óleos naturais. Para potencializar o seu efeito, uma sugestão é adicionar à máscara algumas gotas do óleo capilar de sua preferência.

o que é cauterização capilar?


Também conhecida como “choque de queratina”, é um tratamento capilar que acrescenta aos fios queratina, reconstruindo-os, recuperando as fibras e a elasticidade. Revigorando o cabelo com fios mais danificados. A cauterização trabalha especificamente com a aplicação de queratina, que é uma proteína fundamental na composição de diversas estruturas no nosso corpo, inclusive do cabelo.

O cabelo sinaliza a necessidade de queratina quando está quebradiço, opaco e áspero, e ela trabalha na restauração da camada externa dos fios.

Esse tratamento costuma ser feito em salões e a aplicação precisa ser finalizada com a chapinha para selar o produto, que age por 48 horas. Somente após esse período é que o cabelo deve ser lavado, voltando ao normal.

Este não é considerado um tratamento químico, mas o excesso de queratina pode enrijecer os fios, resultando em efeito inverso ao desejado.

como fazer cauterização?

É possível fazer cauterização em casa e com muita praticidade. O mais importante é utilizar o calor do secador e da chapinha porque é isso que vai selar as cutículas do cabelo e mantê-lo hidratado.

Primeiro lave o cabelo com um xampu antirresiduo de sua preferência. Depois aplique a máscara de queratina ao longo de todos os fios e a seguir separe o cabelo em mechas para aplicar a queratina líquida. Deixe agir por alguns minutos.

Por fim, basta selar os fios com secador e chapinha. Você pode aplicar um protetor térmico antes, se preferir.

o que é umectação capilar?

umectacao-capilar

Umectação capilar é um tratamento feito com óleos vegetais (de preferência 100% virgem) que tem finalidade de nutrir e recuperar fios danificados e com pontas duplas.

Segundo crenças populares, a umectação tem origem na Índia e é passada há milênios para cada nova geração de mulheres. Dizem que as indianas atribuem o rápido crescimento dos cabelos a esta prática.

Trata-se de um tipo de hidratação com óleos e manteigas naturais e vegetais. O óleo mais indicado é o de côco. A umectação pode ser realizada em todo tipo de cabelo, mesmo os mais oleosos e é possível encontrar o necessário para fazer o tratamento em lojas de produtos naturais. Este tratamento apresenta ótimos resultados em cabelos ressecados ou danificados por processos químicos.

Você pode deixar os óleos agirem no seu cabelo por 30 minutos até uma noite inteira de sono (umectação noturna), para o caso de fios mais ressecados e quebradiços. Mas não aplique os óleos na raiz do cabelo porque é uma região já bem oleosa.

Quais são os BENEFÍCIOS da umectação capilar?

Vale ressaltar que para uma umectação bem-sucedida não há necessidade de encharcar o cabelo em óleos. Uma pequena quantidade pode ser utilizada, desde que os fios consigam absorvê-los.

Os benefícios mais importantes da umectação são:

  • Nutrição dos fios;
  • Redução do frizz;
  • Hidratação;
  • Proteção e brilho;
  • Combate ao ressecamento do cabelo e das pontas duplas;
  • Fortalecimento dos fios.

Esses são apenas alguns tipos de tratamento capilar existentes, para aprender cada vez mais, fique a vontade para ler os diversos artigos que criamos sobre o tema.