Home / Tratamentos e Remédios Naturais / 5 Tratamentos para eliminar varizes.

5 Tratamentos para eliminar varizes.

O tratamento de varizes é muito procurado por homens e mulheres hoje em dia. As varizes são veias que se dilatam e ficam protuberantes na pele, as regiões mais afetadas e com mais visibilidade pelas varizes são as pernas e pés.

Tem certos hábitos que podem aumentar a possibilidade de alguém ter varizes aparentes como, por exemplo, ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado, pois essas condições aumentam a pressão nas veias fazendo-as dilatarem. As varizes podem aparecer em qualquer pessoa independente da idade e o tratamento de varizes pode melhorar a aparência das regiões afetadas.

O aparecimento de varizes é uma preocupação cada vez mais evidente na vida daqueles que gostam de ficar impecáveis com a sua aparência, a boa notícia é que existe tratamento de varizes no mercado e você pode tratá-las de várias formas, dependendo do grau de dilatação das suas varizes, para cada caso, uma solução.

Tratamento de varizes com laser

O tratamento de varizes com laser é considerado um procedimento cirúrgico, mas é menos agressiva e tem muita precisão nesta operação, a operação pode ser realizada em clínicas especializadas e não necessita de afastamento da paciente de suas atividades diárias.

tratamento de varizes a laser
Conheça o tratamento de varizes a laser e saiba mais sobre este procedimento

O tratamento a laser, chamado de EVLT, Endovenous Laser Treatment, não é invasivo e trata desde as veias menores, mais finas, até as veias mais grossas.

Nesse procedimento, é colocado dentro da veia uma fibra ótica, fina, que está ligada ao laser, além de ter a ajuda do ultrassom neste processo, logo após a veia é fechada.

As veias não são retiradas, e o procedimento age no  interior das mesmas.

Neste tratamento a laser, pode ser usado anestesia local e sedação, peridural ou raqui-anestesia. O método utilizado será definido de acordo com o estado do paciente e as especificações da cirurgia.

Você também pode gostar destes artigos:

Tratamento de varizes com espuma

O tratamento de varizes com espuma é um procedimento não cirúrgico. Consiste em aplicar dentro da veia um medicamento preparado com a consistência de uma espuma. Com o remédio na consistência de espuma, ele adere mais às paredes das veias, dessa forma, o resultado é mais eficaz no fechamento das veias.

Esse tratamento pode ser feito em clínicas especializadas, não é necessário anestesia e tem baixo risco de infeção.

Tratamento natural para varizes

Para as pessoas que não querer se submeter a procedimentos cirúrgicos ou outros tratamentos em clínicas, existem alguns tratamentos caseiros que podem trazer resultados se forem seguidos corretamente.

Nada melhor e mais natural para evitar o surgimento das indesejáveis varizes do que se exercitar com mais frequência. Pessoas acima do peso tendem a ter surgimento de varizes, pois tem mais pressão nas veias e exercícios físicos podem ajudar muito.

Outra forma para evitar as varizes ou tratar as que já apareceram é dormir com calça de lycra, pois assim ajuda a comprimir os vasos.

Aplicar aloé vera nas pernas e deixar agir por 30 minutos também pode ajudar no tratamento contra varizes. Abra a planta e faça um corte longitudinal, no interior existe uma espécie de gel, aplique-o diretamente na pele.

Tomar chá de cavalinha ajuda na circulação do sangue e consequentemente evita o aparecimento de varizes,  pode fazer desaparecer as que já existem. Este chá deve ser evitado por mulheres grávidas. Faça um chá de cavalinha mais concentrado com 1 litro de água e o tome durante o dia.

Cirurgia para varizes

Além do procedimento a laser, já descrito no primeiro tópico, existem outros procedimentos cirúrgicos para tratar as varizes, conheça mais deles aqui.

Radiofrequência é um procedimento cirúrgico que trata as varizes existentes, esta é comparada à cirurgia a laser e seu procedimento consiste em utilizar o calor dentro das veias para fechá-las. É inserido um cateter dentro da veia e utiliza a radiofrequência para emitir calor e fechar o vaso.

No caso da microcirurgia de varizes, o procedimento deve ser feito em um hospital com um cirurgião qualificado, para evitar complicações. Neste procedimento, o cirurgião faz pequenos cortes nas veias e remove as veias superficiais. Neste procedimento, é necessário repouso de 7 dias para recuperação e cicatrização.

Para solucionar casos de varizes maiores ou mais profundas, tem a cirurgia chamada de Remoção da veia de safena. Este procedimento consiste em fazer um corte na perna e retirar a veia de safena que não funciona bem. Com isso o sangue volta a circular no organismo por outras veias sem que a safena defeituosa aumente a sua pressão causando varizes.

Como prevenir as varizes

Para prevenir varizes ou evitar que as mesmas voltem depois dos procedimentos, o indicado é ter uma alimentação saudável e praticar algum exercício físico.

Evite ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado, se movimente ou faça exercícios locais para fazer seu sangue circular, uma boa circulação evita o surgimento de varizes.

exercicios tratamento de varizes
Exercícios físicos podem ajudar a prevenir varizes

Use sapatos que sejam confortáveis para evitar que você pise de forma errada e com isso prejudique a circulação, vale lembrar que a má circulação deixa alguns acúmulos de sangue nas veias/vasos que favorecem o surgimento de varizes.

Use meias que comprimam as suas pernas, elas favorecem muito o bombeamento do sangue para o coração e com isso diminuem o inchaço e deixam as pernas mais descansadas.

Acabando com as varizes

Não existe milagres para tratamentos ou prevenção de varizes, mas existem ótimas dicas que, se seguidas corretamente, podem te dar resultados maravilhosos para acabar com elas.

As varizes já existentes dificilmente serão eliminadas com procedimentos estéticos, mas você pode acabar com elas tratando das existentes, seguindo alguns conselhos para evitar que mais venham a aparecer.

É essencial que você invista em uma alimentação saudável e exercite seus músculos para garantir uma boa circulação do sangue em seu corpo.

A dica acima além de contribuir para o não surgimento de varizes contribui para uma vida mais saudável em todos os sentidos.

Caso este artigo sobre tratamento de varizes tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

 


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …