Tratamento para olheiras: Receitas e Dicas.

Tratamento para olheiras gera muita procura, principalmente entre as mulheres. Apesar de não indicarem problemas sérios de saúde, as olheiras costumam ser indesejáveis.

Um bom tratamento para olheiras tem grande demanda, porque geralmente, elas dão um aspecto de cansaço e desgaste ao rosto, diminuindo assim a auto estima do individuo.

Confira algumas opções e veja qual o tratamento para olheiras que melhor se adéqua ao seu tipo e aos resultados que você procura.

Tratamentos estéticos especializados

O tratamento para olheiras pode ser recomendado numa consulta ao dermatologista ou em centros estéticos especializados. É importante que você se informe e obtenha a garantia de que a clínica estética conta com um dermatologista, porque ele é o profissional adequado para indicar tais procedimentos.

Conheça algumas das mais procuradas opções de tratamento para olheiras oferecidas por dermatologistas e centros de estética.

A carboxiterapia é um procedimento bastante indicado, uma espécie de coringa, devido aos altos índices de resultados visíveis e em curto espaço de tempo.

Este tratamento para olheiras é realizado com aplicação de injeções de gás carbônico na pálpebra inferior. O gás carbônico potencializa a oxigenação da área compreendida pela olheira. O número de aplicações depende de cada caso.

A pigmentação mais escurecida e as toxinas responsáveis pela formação das olheiras são eliminadas em percentual bastante significativo. O tratamento também estimula a produção de colágeno, o que irá atenuar marcas de expressão.

Outro tratamento para olheiras muito procurando é a aplicação de vitamina K1. O uso de vitamina K1 no tratamento para olheiras pode ser feito com cremes, géis ou com injeções.

A vitamina K1 regula a coagulação e protege os vasos sanguíneos na região das olheiras. Os vasos sanguíneos tornam-se mais fortes, se contraem mais e diminuem sua permeabilidade.

Quando injetável, a vitamina K1 é aplicada pelo dermatologista diretamente nas olheiras. Esta forma tem efeito mais rápido que os cremes e géis.

Existem também os peelings suaves, feitos à base de ácidos não muito agressivos (ácido tricloroacético, ácido Glicólico e ácido retinoico são os mais comuns). Os ácidos funcionam renovando a camada superficial de pele que corresponde à região da olheira, amenizando o seu aspecto.

peeling suave tratamento para olheiras
Conheça o peeling, tratamento facial que pode diminuir as olheiras

Já o peeling de ácido tioglicólico clareira as manchas escuras bem características das olheiras. A vantagem é que poucas sessões podem produzir os resultados esperados (entre 3 e 6 sessões). É fundamental utilizar protetor solar durante este tratamento para olheiras.

Os lasers para olheiras destroem os pigmentos escuros das pálpebras, clareando esta região abaixo dos olhos. O calor gerado pela emissão dos lasers também estimula produção de colágeno, contribuindo para a revitalização da pele das pálpebras e combatendo a flacidez.

A luz pulsada é um tratamento para olheiras que funciona com um feixe de luz direcionado para clarear os pigmentos escuros das pálpebras. A luz pulsada também combate o excesso de vascularização dessa área. O calor gerado ainda incentiva a produção de colágeno, como o caso dos lasers.

Você também pode gostar destes artigos:

Tratamentos para olheiras caseiros

Se você gosta de procedimentos caseiros, que se valem de produtos naturais, existem algumas opções de tratamento para olheiras que você pode realizar com custos bem menores do que um tratamento estético especializado.

Vale ressaltar que, se as suas olheiras tiverem uma pigmentação muito escura, talvez seja preciso um pouco de paciência até esse tipo de tratamento para olheiras apresentar resultados visíveis. Uma sugestão que pode potencializar os resultados é usar dois deles simultaneamente.

A compressa fria é muito conhecida. Pode ser feita somente com água ou com chá de camomila. Basta utilizar dois chumaços de algodão. Molhe os chumaços na água fria ou no chá de camomila gelado e coloque em cima de cada olho, na região das pálpebras.

Você deve deixar as compressas agirem por cerca de 15 minutos e depois lavar o rosto com água fria e sabonete neutro.  Chá de maçã ou chá verde também podem ser utilizados da mesma maneira.

A pomada para hemorroidas está entre indicações de tratamentos caseiros porque o remédio, como você sabe, tem outra finalidade que é a de tratar hemorroidas. Acontece que, por ser um vasodilatador, a pomada para hemorroidas ativa a circulação do sangue nas pálpebras, melhorando bastante o aspecto as olheiras.

Esta dica também ajuda a melhorar a aparência de olhos inchados. A pomada para hemorroidas é utilizada por muitas modelos em todo o mundo. Mas é importante que seja aplicada somente na área compreendida pelas olheiras. Não se deve tomar sol logo depois de aplicada a pomada.

Outro tratamento para olheiras bem simples de fazer é colocar rodelas geladas de batata na região das olheiras por cerca de 15 minutos. As rodelas geladas de batata irão ativar a circulação sanguínea. Você também pode utilizar rodelas de pepino ou de kiwi.

Há também algumas massagens de tratamento para olheiras, com uso de produtos naturais. A babosa hidrata e tonifica a pele. Você pode pegar uma folha de babosa, cortar pela metade, extrair o gel (também conhecido como cristais de babosa) e massagear suavemente as olheiras.

Outra massagem de tratamento para olheiras leva óleos de coco e de amêndoa. Você mistura uma colher de sopa de óleo de coco e uma colher de sopa de óleo de amêndoa. Com a mistura dos dois óleos, massageie suavemente a área logo abaixo dos olhos. Deixe-os agir na pele por 20 minutos.

massagem com óleo de coco tratamento para olheiras
Massagem com óleo de coco pode ajudar a reduzir as olheiras

Passados os 20 minutos de ação dos óleos, lave o rosto com água morna e sabonete neutro. O óleo de coco e o óleo de amêndoas são ótimos hidratantes da pele.

Outras sugestões

Existem também algumas práticas simples que você pode adotar no dia-a-dia que ajudam a combater as olheiras ou a evitar que elas se tornem mais intensas:

  • Use um hidratante anti-olheiras específico para as pálpebras. Dê preferência àqueles com vitamina C e gingko biloba;
  • Massageie suavemente a pele na região da pálpebra para ativar a circulação. Faça isso com frequência, de uma a duas vezes por dia;
  • Tenha uma boa qualidade de sono. Olheiras pioram muito de aspecto quando dormimos pouco ou mal;
  • Cuidado com a marca do seu protetor solar. Ele deve ser testado dermatologicamente. Para proteger as pálpebras do sol, adquira um protetor solar com fator de proteção acima de 30.
  • Você, mulher, fuja de sombras escuras! Elas destacam ainda mais as olheiras.

Vale lembrar que não existe uma medida (seja caseira ou médica) para eliminar as olheiras definitivamente. O tratamento para olheiras apenas alivia o aspecto (ainda que com resultados muito satisfatórios).

Quando você interrompe o seu tratamento para olheiras e não substitui por nenhum outro, a tendência é de que as olheiras voltem à aparência original.

Gostou deste artigo sobre tratamento para olheiras? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 31 votes