Home / Beleza / Conheça as causas e tratamentos para calvície feminina

Conheça as causas e tratamentos para calvície feminina

A calvície feminina, apesar de menos comum, é uma grande preocupação das mulheres, principalmente devido aos fatores estéticos.

A calvície consiste na perca de cabelo que acontece de forma progressiva, formando um efeito rarefeito, em maioria das vezes este efeito é perceptível na parte de cima do cabelo, próxima a região da testa.

Apesar de ser mais comum em homens a calvície também acontece nas mulheres, e está fortemente associada a fatores genéticos.

Existem outras causas da calvície feminina, dentre elas: alterações nas taxas de hormônios, consumo irregular de proteínas, inflamações e irritações no couro cabeludo e fatores emocionais. Antes de ficar preocupada e buscar tratamento, é importante distinguir perca excessiva de cabelo de calvície feminina.

A diferença básica entre a calvície e a perca excessiva de excessiva de cabelo é a rarefação, que é concentrada em uma região específica como foi dito anteriormente. Se você nota este efeito ou se quer tirar suas dúvidas sobre a calvície feminina, continue lendo este conteúdo.

Calvície Feminina tem Cura?                   

Uma das principais dúvidas sobre o tema é se a calvície feminina tem cura e como são os procedimentos que mitigam os efeitos indesejados desta perca de cabelo.

De forma geral, a calvície não tem cura, pois está fortemente associada a fatores genéticos. Sendo assim, não há como recuperar os fios perdidos, mas há como mitigar a queda.

O ideal é que medidas sejam tomadas logo no início dos primeiros sinais de calvície. Devido aos fatores genéticos desta condição, o ideal é que seja feito uma análise do histórico familiar, desta forma, você poderá distinguir a calvície de outros problemas capilares.

Tratamentos para calvície feminina

A calvície, tanto em mulheres quanto em homens, pode ser tratada, e isso reflete de forma positiva na autoestima. Existem diversos tratamentos para calvície feminina, sendo que objetivo principal destes é evitar a ação hormonal ou promover estimulação sobre os folículos.

Dentre as principais estratégias do tratamento desta condição, estão:

  • Remédios orais;
  • Remédios tópicos;
  • Intervenções médicas (implante de fios);
  • Uso de perucas (em casos mais extremos);
  • Estimulação elétrica;
  • Micropigmentação capilar;

Para saber qual estratégia você deve vir a utilizar, é importante consultar um dermatologista, primeiro porque ele indicará a causa desta condição, e segundo, porque ele poderá traçar estratégias que contribuam para reversão do diagnóstico.

Os remédios orais para calvície são baseados em hormônios e podem causar efeitos colaterais, por isso é importante o acompanhamento médico no processo. Já os tópicos, podem ser adquiridos em farmácias e por manipulação, há no mercado uma vasta gama de produtos do gênero.

Já a intervenção cirúrgica é feita por meio da implantação de cabelos da nuca (chamada de região doadora) na região afetada, não deve ser a primeira opção para tratamento da calvície deve ser feito após tentar os demais tratamentos, principalmente porque é um procedimento caro.  O uso de perucas é para casos extremos, e sem sucesso em nenhum dos tratamentos citados.

A estimulação elétrica e a micropigmentação capilar são tratamentos mais recentes para a calvície, a micropigmentação não trata o problema, apenas o mascara, haja vista que como o próprio nome sugere faz uma pigmentação na região afetada.

A estimulação elétrica trata de fato o problema, sendo uma nova tecnologia que estimula o couro cabeludo por meio de um equipamento com laser, permite a infusão dos remédios, sem que haja necessidade de injeção dos mesmos, também aumento a circulação do local, e promete o retardo e até mesmo a reversão da calvície.

O grande segredo para o sucesso no tratamento da calvície é não perder tempo, assim que os primeiros sinais se manifestarem é importante buscar o tratamento adequado para seu caso.

6 remédios para calvície feminina

Contudo, é trago a vocês 6 opções de remédios para o tratamento da calvície feminina, os quais são listados a seguir.

  1. Minoxidil: É um medicamento tópico que pode ser comprado sem receita médica, sendo que o principal objetivo é facilitar o aparecimento dos fios, geralmente tem resultados a partir do terceiro mês de uso regular;
  2. Pantogar: Se trata medicamento oral, geralmente em cápsulas, consiste em uma suplementação alimentar que fortalece os fios e as unhas, seu principal componente é a queratina, e pode ser usado em combinação com outros tratamentos para calvície.
  3. Espironolactona: É um medicamento diurético, o qual deve ser receitado por um médico, tem efeitos sobre o controle dos níveis de potássio no organismo;
  4. Pomadas corticoides: Devem ser usadas nos casos de calvície associada a problemas do sistema imune, e também devem ser prescritas por um médico;
  5. Cetoconazol: Este remédio é um antifúngico, que cessa irritações e alergias causadas por fungos no couro cabeludo. Antigamente era usado por via oral, devido a sua elevada toxidade, atualmente é permitida a venda do produto para uso tópico apenas.
  6. Acetato de Ciproterona: Funciona como inibidor da ação dos hormônios, pode ser usado por mulheres e homens e há possibilidade de efeitos colaterais;

A calvície feminina tem tratamento, principalmente no início, evitando a queda do cabelo e fortalecendo-o. Inicie agora mesmo os cuidados e tratamentos para queda de cabelo! Comente este post se foi útil para você.


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …