Tratamentos caseiros para gengivite: 12 Remédios que Funcionam

Quem sofre de gengivite sabe o quanto é difícil escovar os dentes sem sangrar a gengiva; é doloroso e desagradável. Porém, neste conteúdo, você conhecerá os tratamentos caseiros para a gengivite, que podem substituir os produtos comprados em farmácia.

A gengivite ocorre quando a gengiva é inflamada por bactérias, seja por má escovação ou má alimentação. A placa bacteriana que se forma irrita a gengiva e provoca sangramento e inchaço, portanto, é necessário iniciar o tratamento para gengivite rapidamente, pois o acúmulo de bactérias pode levar a periodontite, um tipo de doença bucal mais agressiva aos dentes.

O tratamento para a gengivite pode ser caseiro, que é mais barato e tão eficiente quanto enxaguantes bucais, por exemplo. Vamos conhecer os 12 tratamentos caseiros para a gengivite.

12 Tratamentos caseiros para a gengivite

De água oxigenada a plantas medicinais, existem muitas opções de tratamentos caseiros para manter a boca limpa e livre de inflamações:

  1. Água oxigenada ou clorexidina

A água oxigenada e a clorexidina têm ações e propriedades antibacteriana e antisséptica, podendo substituir o enxaguante bucal comprado em farmácia, como o Listerine e o Colgate Plax, por exemplo. Misture 10 ml de água oxigenada ou clorexidina em ¼ de copo d’água. O efeito desses remédios caseiros para a gengivite duram 8 horas.

  1. Creme dental natural

O lauril sulfato de sódio, presente na maioria dos cremes dentais, é abrasivo para os nossos dentes. Como alternativa, você pode fazer o seu próprio creme dental com argila branca da seguinte forma:

  • Água mineral
  • 3 colheres de sopa de argila branca (uso interno)
  • Sal marinho diluído em água
  • 2 gotas de azeite essencial de orégano

Misture os ingredientes com uma colher de pau (não use colher de metal, pois o alumínio pode soltar e afetar a qualidade do produto) e guarde o creme dental em um pote de vidro.

  1. Vitamina C

Alguns alimentos que contém vitamina C funcionam como remédio caseiro para a gengivite. A vitamina C não tem contraindicação e você pode consumir tanto os alimentos quanto os suplementos:

  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Cítricos (limão, laranja);
  • Mamão;
  • Pimentão vermelho;
  1. Folhas de menta fresca

Outro remédio caseiro para a gengivite é mergulhar folhas de menta fresca em água morna por meia hora. A solução se transforma numa opção tão agradável quanto enxaguante bucal, mas tem a vantagem de ser mais econômica.

  1. Aloe vera

Outro aliado no tratamento da gengivite são as folhas de aloe vera (também conhecida como babosa). Para fazer uso dessa planta, extraia a polpa de sua folha e use-a para massagear suas gengivas duas a três vezes ao dia.

  1. Alho ou cebola

Por mais que esses alimentos deixem um gosto desagradável na boca, o alho e a cebola têm propriedades capazes de eliminar a inflamação nas gengivas. Basta mascá-los sozinhos, ou seja, crus.

  1. Bicarbonato de sódio

Um remédio para a gengivite conhecido é misturar bicarbonato de sódio com água mineral ou água oxigenada (em quantidades iguais) e fazer bochechos, sem engolir. Usar a mistura para escovar os dentes também ajuda a curar a inflamação.

  1. Chá de vinagre de maçã

Você também pode usar o chá de vinagre de maçã como antisséptico bucal pela manhã ou à noite. Basta uma colher em um copo d’água para ele ajudar a aliviar os sintomas da gengivite.

  1. Chá de anis, hortelã e alecrim

Ferva um chá de anis, hortelã e alecrim, tudo junto, em ¾ de xícara de água. Depois de coar, use o chá como enxaguante bucal.

  1. Sálvia

Sálvia é um poderoso antisséptico que ajuda a aliviar a gengivite. Pegue as flores ou folhas da sálvia, coloque em 3 copos de água fervente e deixe agir por 20 minutos. Após coar, beba 3 xícaras desse chá ao dia ou faça bochechos.

  1. Malva

Malva é outra planta recomendada para tratar de forma caseira a gengivite. Fatie duas folhas da malva e coloque em 3 copos de água fervente, assim como foi feito com a sálvia. Deixe agir por 20 minutos e coe. Use o chá para fazer bochechos de 3 a 4 vezes ao dia.

  1. Sal

Um excelente e simples tratamento caseiro para a gengivite inclui sal e desinfetante natural, isso ajuda a aliviar as gengivas inflamadas, reduzir o mau hálito e a dor, remover partículas de alimentos e matar as bactérias existentes. Para fazer a mistura, amorne uma colher de sopa de sal em um copo de água e faça bochechos duas vezes ao dia.

Lembre-se de apenas de bochechar, nunca engolir os antissépticos e enxaguantes, tanto os caseiros quanto os comprados prontos. E para que você tenha melhores resultados, é preciso usar esses remédios para a gengivite todos os dias até que as gengivas tenham desinflamados.

Mesmo com todos esses tratamentos caseiros para a gengivite, é válido lembrar que nenhum deles substitui uma boa escovação, o uso do fio dental e as visitas ao dentista ao menos uma vez ao ano.

Pronto para por em prática os tratamentos caseiros para gengivite? Comente se gostou do conteúdo e curta nossa página do Facebook.

5 (100%) 15 votes