Home / Remédios / Vacina meningite

Vacina meningite

A vacina para meningite é a melhor maneira de se precaver contra a doença.

Causada pela bactéria Neisseria meningitidis, a meningite é uma doença grave e de difícil combate, a imunização contra a doença através de vacina meningite se mostra cada vez mais eficaz na prevenção.

Além desse microrganismo, a meningite também pode acontecer devido a ação de diversos outros organismos, incluindo vírus, bactérias e fungos, devido a isso, não existe um processo de imunização 100% eficaz. Porém vacinas contra alguns dos microrganismos causadores das principais formas da doença estão disponíveis.

vacina meningite

Também, mesmo quando se recebe a vacina meningite contra um tipo de microrganismo causador, não se esta imune de contrair a doença, pois esta pode ser causada por qualquer um dos sorogrupos do miningococo e não existem vacinas disponíveis para todos.

Principais vacinas contra meningite

Atualmente, no Brasil, existem quatro tipos de vacinas para meningite disponíveis, contra as bactérias Haemophilus influenzae e Streptococcus peneumoniae e duas contra a forma meningocócica causada pelos sorogrupos B e C da bactéria Neisseria Meningitidis.

A vacina contra o tipo C da doença pode ser encontrada como uma vacina conjugada que também é eficaz contra os sorogrupos A, W e Y:

Vacina conjugada contra Haemophilus influenzae b

Embora esta vacina seja para proteger o organismo contra a gripe, também atua contra os raros casos que esses agentes podem causar meningite.

Essa vacina faz parte do calendário de vacinação nacional e está disponível em postos de saúde; sua ampla distribuição e aplicação faz com que o Brasil esteja praticamente livre dessa forma da doença;

  • Quantidade de aplicação: vacina aplicada em 3 doses.
  • Quando tomar: vacinação disponível para todas as crianças a partir de 2 meses de idade, com aplicação da segunda dose aos 4 meses e terceira dose aos 6 meses, ou com 60 dias de intervalo entre as doses, desde que aplicadas no primeiro ano de vida.

Crianças entre 1 e 5 anos de idade que não tomaram a vacina ou que não completaram as 3 doses, devem tomar uma dose única.

A vacina contra Haemophilus influenzae b também é indicada para indivíduos com altos riscos de desenvolver doenças graves ou em situações em que a resposta imunológica do organismo esteja deficiente.

Vacina Pneumocócica

A vacina contra o Streptococcus Pneumoniae previne diversas doenças causadas pelo microrganismo (otite, sinusite e pneumonia), além da meningite.

Essa vacina pode ser encontrada como 10-valente (recomendada para crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos), e protege contra 10 sorogrupos do pneumococo; 13-valente (recomendada para crianças entre 2 meses e 5 anos de idade) e que protege contra 13 sorogrupos; e polissacarídea 23-valente (recomendada para idosos e indivíduos com alto risco de contração da doença em um esquema especial de vacinação).

  • Quantas são: vacina aplicada em 3 doses e uma dose extra de reforço.
  • Quando tomar: vacinação disponível para todas as crianças a partir de 2 anos, com intervalos de 60 dias entre cada dose e intervalo de 12 a 15 meses da última dose para o reforço.

Apesar de se recomendar a aplicação o mais precocemente possível, a vacinação contra o pneumococo é recomendada em todas as idades, porém o esquema de vacinação e distribuição de doses pode ser alterado de acordo com a idade e estado do indivíduo.

Vacina meningocócica conjugada ACWY e vacina contra o sorogrupo C

A vacinação exclusiva contra o sorogrupo C apresenta imunização por pequeno período de tempo (entre 1 e 2 anos), sendo mais aconselhada para viajantes que se deslocam para regiões com incidência desse tipo da doença.

Entre as duas vacinas sempre preferir, se possível, a quadrivalente ACWY, mas na impossibilidade de usar esta, usar a vacina meningocócica C conjugada.

  • Quantas são: vacina aplicada em 3 doses e 3 doses extras de reforço, além de doses únicas em casos de pessoas viajando para regiões com altos índices de ocorrência da doença.
  • Quando tomar: todas as crianças, preferencialmente, aos 3, 5 e 7 meses de idade e com reforços entre 12 e 15 meses, aos 5 e aos 11 anos.

Para adolescentes que nunca receberam a vacina são recomendadas 2 doses com intervalo de 5 anos entre as aplicações. No caso de adultos, dosagem única.

Além desses casos, pessoas com alto risco de contração da doença ou viajando para áreas com grande exposição também devem fazer uso dela para imunização.

Vacina meningocócica B

É recomendada contra a meningite causada pelo meningococo do tipo B e não faz parte do calendário de vacinação.

  • Quantas são: vacina aplicada em vários esquemas de dosagem segundo a idade do paciente;
  • Quando tomar: Crianças até 6 meses de idade devem receber 3 doses começando a partir do terceiro mês e com intervalo mínimo de 2 meses entre cada dose, além de receber 1 dose de reforço entre 12 e 15 meses;

Crianças entre 7 e 11 meses de idade devem receber 2 duas doses com intervalo de 2 meses entre cada aplicação, além de 1 dose de reforço entre 12 e 15 meses (esta dose deve ser dada com um intervalo mínimo de 2 meses da última aplicação);

Crianças entre 12 meses e 10 de idade devem receber 2 doses com intervalo de 2 meses entre as aplicações;

Crianças a partir de 11 anos, adolescentes e adultos devem receber 2 doses com intervalo de 1 mês entre as aplicações.

Contraindicação vacina meningite: Quando não tomar?

Todas as vacinas contra meningite disponíveis estão sujeitas apenas à contraindicações genéricas de todas as vacinas, não se devendo tomar em casos de alergia aos componentes da fórmula ou presença de sintomas de febre e/ou inflamação aguda.

Gostou do conteúdo? Então comente e curta nossa página do Facebook!




About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …