Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Vitamina A – Benefícios para pele e cabelo e onde achar.

Vitamina A – Benefícios para pele e cabelo e onde achar.

Todos sabemos que existem diversos tipos de alimentos e fontes de nutrientes e energias presentes na natureza prontas para combater algumas das nossas deficiências na saúde. Mas você já ouviu falar da vitamina A?

Sim, provavelmente todos já ouviram, mas será que todos sabem para que serve a vitamina A? Comparada as outras vitaminas como a C, D e até mesmo a E, sabemos bem pouco sobre essa vitamina em questão.

A verdade é que os alimentos da vitamina A são muitos e diversos, presentes na nossa alimentação as vezes até de forma reduzida, é importante saber que para que serve a vitamina a, de modo a fazer melhor uso dela e do que ela oferece.

O que é?

A Vitamina A é um tipo de vitamina lipossolúvel – os tipos que se dissolvem quando em contato com gorduras -, que está muito presente na nossa alimentação e dia a dia, embora ainda haja muito desconhecimento sobre ela e suas funções.

Vitamina A o que é
Os alimentos com vitamina A podem ser adicionados ao seu cardápio para que tenha os seus benefícios para o organismo

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos tanto de origem vegetal, quanto animal, e seu encaixe equilibrado dentro da nossa alimentação é de fundamental importância para nossa saúde e prevenção de doenças.

Essa vitamina trabalha com ação em áreas muito importantes do nosso corpo, como a visão, por exemplo, sendo responsável pela manutenção da saúde das córneas e também de uma possível perca de funções em casos de má alimentação e ingestão.

A vitamina A também atua na pele e renovação celular, assim como em nossas funções mais básicas, sendo inclusive muito importante para a obtenção de imunidade graças à seu equilíbrio e serviços celulares.

Muito por esse motivo, a vitamina A é uma indicação recorrente para mulheres grávidas, obviamente em quantidade necessária e estipulada por um médico responsável, justamente por colaborar com todo o processo de bom desenvolvimento do feto que está crescendo na barriga.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios

Conhecendo melhor as áreas em que a Vitamina A age, fica mais fácil de compreender quais são seus benefícios diretos e indiretos e por que ela acaba sendo mais ingerida com algumas finalidades específicas. Entre seus benefícios, temos:

  • Visão

Esse é, sem dúvida, o benefício mais popular da vitamina A que age diretamente com as córneas dos olhos, produzindo através de seus micronutrientes a substância que conhecemos como aquela aparência molhada dos olhos. Pode parecer um detalhe, mas a carência de vitamina A pode gerar o que se conhece como “olho seco” ou cegueira noturna, além de possíveis complicações maiores.

  • Imunidade

A ingestão de alimentos com vitamina A aumenta consideravelmente a imunidade do nosso organismo, fazendo com que ele esteja menos suscetível a eventuais viroses e infecções, auxiliando até mesmo no nivelamento do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

  • Resistência

A vitamina A também age diretamente na nossa estrutura óssea, trabalhando sua resistência e força, o que consequentemente gera mais disposição em todos aqueles que fazem seu uso.

Além disso, sua ingestão também favorece em muito o ganho de massa muscular, estímulo da testosterona, fazendo com que seja muito popular entre esportistas e amantes de atividades físicas.

  • Rejuvenescimento

A função de administração e renovação celular que a vitamina A exerce acaba culminando diretamente numa nova estética externa do corpo, apresentando mais sinais de vida e saúde, oriundos da produção de colágeno, por exemplo. Justamente por isso, a vitamina A é um grande aliado para a saúde de pele.

  • Equilíbrio do Sistema Nervoso

A vitamina A também cuidada de um equilíbrio e até mesmo proteção das alterações e variações bruscas do sistema nervoso, de modo a auxiliar até mesmo na prevenção de doenças generativas que podem se originar desse sistema, como o Parkinson e o mal de Alzheimer.

vitamina A sistema nervoso
A vitamina A pode ser uma potente substância para regular o sistema nervoso

Alimentos com Vitamina A

A vitamina A se divide em dois grupos de alimentos, os conhecidos como retinol, que são os alimentos de origem animal, e os chamados de carotenoides, alimentos de origem vegetal.

Caso você ainda não saiba quais são os alimentos que possuem vitamina A, uma dica interessante é que eles costumam ser alimentos muito marcantes, não apenas em sabor, mas também em aparência, é difícil encontrar um alimento com vitamina A que não tenha presença.

Além disso, são conhecidos pela intensidade de suas cores, dando sentindo a máxima que aconselha pratos coloridos para uma saúde melhor.

Entre os alimentos mais ricos em vitamina A, temos os de origem animal como leite de baca, queijos, ovos, manteiga, óleos de peixe e até o bife de fígado.

Entre os de origem vegetal mais conhecidos, estão a manga, a batata-doce, a cenoura, a couve, o mamão e o tomate, por exemplo.

Vitamina A para Pele

Como dito anteriormente, a vitamina A tem ótima relação no que se refere ao tratamento da pele, isso devido à suas funções celulares e produção de colágeno, um dos melhores aliados para manter à linha tênue entre elasticidade e firmeza da pele de forma natural, que todos procuram.



Além disso, a vitamina A apresenta também características que permitem que a pele absorva melhor a água, o que inevitavelmente favorece sua aparência e hidratação. Não a toa, a vitamina A é frequentemente incorporada à cosméticos.

Vitamina A para Cabelo

A vitamina A também favorece os cabelos pelo mesmo motivo citado na pele, a capacidade de hidratação, deixando que a pele se torne capaz de absorver água e umidade. Essa absorção favorece em muito o coro cabeludo e sua característica de hidratar os fios, logo em seguida.

Outro fator muito importante a respeito da vitamina A, que acaba por ser um dos principais ativos responsáveis de todas esses benefícios são as funções antioxidantes presentes na vitamina.

Os antioxidantes agem protegendo as células saudáveis do corpo contra os radicais livres garantindo saúde e beleza aparente, o que explica seu sucesso em produtos e tratamentos desse ramo, combatendo o envelhecimento dos fios assegurando que eles não se tornem quebradiços nem tenham pontas duplas, por exemplo.

Gostou deste artigo sobre vitamina A? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …