As vitaminas são os tipos de nutrientes que o corpo não produz, ou quando produz, faz isso em quantidades pequenas, no qual não é possível suprir todas as necessidades do organismo.
Esses elementos possuem diversas funções importantes para a regulação do corpo humano, para obtê-las de forma correta é necessário seguir uma dieta balanceada, ingerindo diferentes alimentos.
A necessidade de vitaminas pode variar entre cada pessoa, normalmente, o aumento delas é indicado para mulheres grávidas, lactantes, crianças em período de crescimento, pessoa que realizam trabalho pesado ou algumas doenças específicas.
Uma vitamina pouco conhecida em relação às outras, porém muito benéfica à saúde humana é a vitamina K2, ela é responsável por melhorar a coagulação do sangue, além de cuidar da saúde dos ossos. Sua atuação não se restringe a apenas esses dois benefícios, mais a frente vocês conheceram todos os papéis da K2.
Saiba mais sobre a vitamina K2 e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.
O que é
A vitamina K2 também é conhecida pelo nome de vitamina anti-hemorrágica, isso porque no organismo ela atua impedindo sangramentos que possam gerar hemorragia no indivíduo.

Esse elemento para ser absorvido pelo organismo precisa está ligado a gorduras, por isso, ele pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis.
A vitamina K2 pode ser produzida pelas bactérias saudáveis do intestino humano, porém essa produção não é suficiente para prevenir alguns malefícios à saúde. Com o avançar da idade a criação dessa substância no organismo reduz ainda mais, o que acaba gerando uma deficiência dela no corpo.
Para suprir as necessidades de vitamina anti-hemorrágica é necessário consumir alguns suplementos ou alimentos fonte dessa vitamina, como por exemplo, couve-flor, rúcula e alface.
Um dos estudos sobre a vitamina K2 afirma que ela é capaz de prolongar a sobrevida humana. Essa substância quando consumida em altas doses apresenta menos chances de morte por doença coronariana e índices menores de calcificação das artérias.
Há alguns anos a vitamina anti-hemorrágica passou a ser conhecida como uma grande potencializadora da vitamina D, isso quando estão relacionadas. Essa associação pode promover um maior fortalecimento dos ossos e contribuir para a saúde cardiovascular.
Benefícios
Existem vários benefícios promovidos pelo uso da vitamina K2, eles são:
- Auxilia na coagulação do sangue: ela participa do processo de coagulação do sangue. Essa atuação ocorre quando a vitamina anti-hemorrágica ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que auxiliam na coagulação adequada. Devido a isso, ela também contribui com a cicatrização;
- Importante para os ossos: A vitamina K2 e A, o fósforo e o magnésio auxiliam na fixação do cálcio nos ossos. Esse cálcio contribuirá com a construção e manutenção dos ossos e também dos dentes. Essa substância pode ser indicada para ajudar pessoa com osteoporose e menopausa;
- Ideal para bebês prematuros: a vitamina K2 é recomendada para bebês prematuros, isso porque essas crianças correm maior risco de ter hemorragia espontânea, onde essa vitamina auxiliará a prevenir esse problema;
- Melhora saúde dos vasos sanguíneos: esse benefício ainda está em estudo, porém algumas pesquisas indicam a vitamina anti-hemorrágica auxilia a saúde dos vasos sanguíneos;
- Mantém o organismo sensível a insulina: a vitamina K2 ajuda na produção e manutenção da sensibilidade do organismo à insulina. O consumo adequado dessa substância contribui com a manutenção dos seus estoques no corpo, o que equilibra os níveis de açúcar no sangue e evita algumas patologias, como, por exemplo, a diabetes e obesidade;
- Melhora a saúde sexual: quando consumida devidamente, ela pode otimizar as funções dos hormônios sexuais;
- Previne e combate o câncer: dentre as propriedades da vitamina K2 ela contribui para suprimir os genes que transformar as células cancerosas, criando genes que as deixam saudáveis;
- Outros benefícios são: fornece energia para as atividades esportivas, evita a demência, evita as varizes, previne patologias infeccionas e aumenta a sobrevida.
Quantidade recomendada
Ainda não existe um consenso comum entre os especialistas sobre a quantidade diária recomendada para ingestão da vitamina K2, normalmente o uso é de 100 mcg a 200mcg/dia. A maior quantidade de 200 mcg é indicada para indivíduos que possuem antecedentes familiares com algumas patologias, como a osteoporose e doenças cardiovasculares.
As pessoas que buscam por uma excelente quantidade de vitamina K2 no organismo capaz de garantir todas as proteínas dependentes, devem consumir no mínimo 100 mcg/dia.
Caso o indivíduo esteja tomando algum medicamento anticoagulante, ele terá que consultar um médico primeiro antes de ingerir a vitamina K2, isso porque essa substância pode diminuir o efeito da droga no organismo.
Alguns estudos apontam que quanto maior for o consumo da vitamina anti-hemorrágica, menor será o risco de fraturas, o que indica que essa vitamina pode evitar a osteoporose.
Carência de vitamina K2
A deficiência de vitamina K2 é muito difícil de ser encontrada em adultos, no entanto, essa carência pode surgir em casos de patologias graves no intestino, fígado e vias biliares, quando identificada pelo médico deverá ser solicitada uma medicação com urgência.
Outros fatores que contribuem com a falta de vitamina K2 são:
- As dietas restritas, como é o caso de indivíduos que realizam a cirurgia bariátrica para redução de estômago, e precisam utilizar medicações que dificultam a absorção de gordura no organismo;
- Doença celíaca;
- Alimentação pobre;
- Pancreatite crônica;
- Doença inflamatória no intestino;
- Drogas que prejudiquem a flora intestinal;
- Doença no fígado;
- Tratamento de hemodiálise.
O baixo índice dessa vitamina no organismo pode gerar falhas na coagulação sanguínea e causar alguns problemas como:
- Hemorragia ou sangramento anormal;
- Fluxo de sangue excessivo no período menstrual;
- Calcificação e má formação da cartilagem;
- Má cicatrização;
- Pode está associada a problemas que causam a perda da saúde dos ossos;
- Doenças hemorrágicas em recém-nascidos;
- Acúmulo de sais de cálcio na parede das artérias;
- Deslocamento hemorrágico da placenta.
Você também pode gostar destes conteúdos:
- Cirurgia de amígdalas: Como funciona, preços, pós operatório e mais
- Cirurgia de apendicite: o que é, indicações, pós operatório e cuidados
Risco de consumo em excesso
A vitamina K2 não é muito fácil de ser consumida em excesso na alimentação. A ingestão excessiva acontece através da suplementação mal orientada e pode levar a hiperestimulação da coagulação do sangue, como resultando é capaz de ocorrer um aumento do risco de trombose. Devido a isso, é necessário obter o suplemento de vitamina K2 apenas mediante indicação do profissional nutricionista.
Outros problemas causados pelo consumo da vitamina K2 em excesso são:
- Danos ao organismo, como falta de ar e dores torácicas em pessoas adultas;
- Se a grávida ingerir a vitamina em altas doses, o bebê pode apresentar problemas de saúde como anemia hemolítica e icterícia.
Fontes de vitamina k2
A vitamina K2 possui a filoquinona como sua maior forma presente em alimentos. Essa vitamina pode ser encontrada em algumas frutas e hortaliças, óleos e gorduras, como:
- Azeite;
- Farelo de trigo;
- Abacate;
- Farinha branca;
- Couve-flor;
- Uvas verdes;
- Ovos;
- Salsa;
- Agrião;
- Pepino;
- Ervilhas;
- Brócolis;
- Rúcula;
- Ameixa;
- Fígado;
- Iogurte;
- Repolho;
- Manteiga;
- Alface;
- Nabo;
- Espinafre;
- Batatas;
- Carne;

Espero que este artigo sobre vitamina K2 tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto em nossas redes sociais!
Gostou deste artigo sobre vitamina K2? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!