Vitamina para gestante

Ao descobrir a gravides a gestante deve começar o pré-natal e tomar as vitaminas adequadamente.

A vitamina para gestante é essencial para que tanto o bebê quanto a futura mamãe tenham a saúde garantida. Ela nada mais é que um suplemento que o médico obstetra ou nutricionista indica principalmente quando a mulher não consegue se alimentar adequadamente durante a gravidez.

Dessa forma, diversos problemas podem ser prevenidos como a anemia, perda óssea e até reduz os riscos do bebê ter um defeito no tubo neural. Sem falar que tanto o crescimento do feto quanto a formação do DNA são ajudadas quando a vitamina para gestante é tomada até o fim da gravidez.

É fundamental que um profissional como o médico obstetra ou nutricionista receite o suplemento vitamínico. Afinal, a quantidade a ser tomada depende de alguns fatores como a idade que a mulher possui e se ela apresenta alguma doença como a anemia, por exemplo. Além do mais, não são todas as mulheres que necessitam da suplementação durante essa fase da vida.

O que é vitamina para gestante?

A vitamina para gestante é um suplemento de vitaminas que tem o intuito de auxiliar a saúde não apenas da mulher como também do bebê durante a gravidez. Essa é uma fase muito importante já que a alimentação e os hábitos que a mulher possui devem ser melhores. Entretanto, durante esse período é até natural que ela não consiga se alimentar adequadamente.

Como a gestante necessita dos nutrientes e vitaminas que os alimentos possuem para que sua saúde e o desenvolvimento do feto estejam bem, a suplementação se torna uma saída quando há uma deficiência dos mesmos em seu organismo. A deficiência de algumas vitaminas nutrientes acarreta em diversos problemas tanto para o bebê quanto para a mãe.

Por esse motivo, a suplementação vitamínica é tão importante, pois ajuda o bebê a ter um bom desenvolvimento do cérebro, ossos e tecidos e ainda por cima a gestação se torna mais saudável até o tão esperado momento, o parto.

O médico receita a suplementação logo que a primeira consulta do pré-natal é realizada. Essas vitaminas são importantes principalmente quando se está no primeiro trimestre de gestação.

Por que não se deve tomar suplemento vitamínico sem prescrição médica?

É essencial que a gestante tenha uma alimentação equilibrada e adequada para essa fase da vida. Quando ela apresenta alguma deficiência de nutrientes o uso de vitamina para gestante se faz necessário.

Entretanto, quem decide se ela deve ou não tomar suplemento vitamínico e quais deve tomar é o médico ou nutricionista. Isso porque quando alguns nutrientes estão em excesso no organismo podem causar algum tipo de problema tanto para a mãe quanto para o bebê.

Por exemplo, se a vitamina A estiver em excesso pode causar uma má formação do feto. No caso da vitamina C estar em excesso as chances dos cálculos renais acontecerem é maior.

Se você sofre de azia durante a gravidez esses remédios caseiros vão ajudar.

Nutrientes que as grávidas necessitam

Durante a gravidez as grávidas necessitam de mais nutrientes e na maioria das vezes a vitamina para gestante possui:

  • Minerais como cobre, zinco, cálcio e ferro
  • Vitaminas B6, B12, C, D e o ácido fólico
  • Ácidos graxos como é o caso do ômega 3

Ácido fólico

O ácido fólico é um suplemento vitamínico bastante recomendado pelos médicos até mesmo quando a mulher ainda não está grávida. Ele é de grande importância durante a gestação, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro e na formação tanto da medula espinhal quanto da coluna. Ele também precaver a má formação do tubo neural do bebê.

Seu consumo quando a mulher ainda está na tentativa de engravidar é indicado, pois, com isso, evita-se que esse importante nutriente apresente uma quantidade reduzida no organismo.

Vitamina B6

Essa vitamina é de fundamental importância durante a gestação, pois é ela que ajuda na formação do feto e ainda age prevenindo as más formações. Além do mais, ela ajuda a controlar os enjoos que são tão comuns durante a gravidez já que ela também atua no controle hormonal da mulher.

Vitamina C

É a vitamina C que melhora o funcionamento do organismo. Com isso ela acaba atuando na saúde tanto da pele quanto das gengivas. Além do mais, ela contribui para que o ferro seja melhor absorvido pelo organismo e ainda colabora para que os ossos cresçam melhor.

Vitamina D

Essa vitamina é uma das responsáveis por preservar os ossos e também o metabolismo. Mas seu papel vai muito além disso, pois ela também é capaz de auxiliar o desenvolvimento tanto dos nervos quanto dos músculos. Sem falar que a vitamina D previne a coagulação do sangue e ainda garante que o crescimento das células no corpo seja bom.

Zinco

O zinco é que é o responsável por produzir os tecidos no corpo do feto. Ele também tem a responsabilidade de formar as células de DNA.

Ferro

É muito importante que a vitamina para gestante com ferro seja tomado antes mesmo da mulher ficar grávida. Afinal, é ele o responsável por produzir a hemoglobina que transporta o oxigênio até as células do corpo e que mantem o sistema imunológico funcionando bem.

Durante a gravidez a quantidade de sangue aumenta e com isso o ferro fica responsável por promover um aumento na produção da hemoglobina. Além disso, ele auxilia o desenvolvimento do feto e previne que a mulher fique com anemia que pode fazer com que ocorra o parto prematuro e um bebê com baixo peso.

Cálcio

O cálcio é essencial para que o desenvolvimento do cérebro ocorra. Essa vitamina também é capaz de ajudar a manter a pressão sanguínea dentro dos níveis considerados bons e também a coagular o sangue. Sem falar que ela também realiza um controle da contração muscular e age de forma ativa na produção do leite materno.

Ômega 3

O ômega 3 tem o importante papel de auxiliar a produção de prostaglandinas que são responsáveis por controlar a pressão sanguínea e pela coagulação. O ômega ainda atua no desenvolvimento tanto neurológico quanto visual do bebê e também atua precavendo a pré-eclâmpsia e o parto prematuro.

Gostou do conteúdo sobre vitaminas para gestantes? Então curta nossa página do Facebook e compartilhe com seus amigos!


Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *